Motivação é aquilo que nos dá impulso para atingir objetivos e ir atrás de nossos sonhos. Há muitos exemplos do que nos motiva a fazer o que fazemos diariamente: dinheiro, amor, o anseio por uma vida melhor e a vontade de ajudar o próximo; até mesmo ódio, ciúmes e ganância podem ser agentes de motivação para algumas pessoas, mesmo não sendo bons sentimentos.
Em Provérbios 4:23 está escrito que nossas motivações vêm do coração e que devemos guardá-lo, pois dele depende toda nossa vida. Ao realizarmos tarefas diárias com motivação ruim, além de estarmos pecando e entristecendo o coração de Deus, o resultado é um trabalho mal feito. Uma louça mal lavada, uma roupa mal passada, problemas familiares e complicações no ambiente de trabalho devido à falta de boas motivações também podem gerar preocupações, cansaço físico e mental nas pessoas com as quais convivemos, prejudicando relacionamentos e causando transtornos.
Muitas vezes, deixamos de fazer o bem que desejamos, mas o mal que não queremos continuamos fazendo (Rm. 7:19). Quando deixamos de orar e ler a Bíblia, quando falamos mal de alguém, quando deixamos de limpar nosso quarto com amor e carinho ou reclamamos porque ‘fazemos tudo sozinhas’, quando fazemos nossas tarefas de qualquer jeito porque estamos cansadas enquanto poderíamos estar dando nosso melhor, entre outras coisas, isso revela que estamos cultivando orgulho em nossos corações ao invés de boas motivações, pois o orgulho nos impede de termos a humildade necessária para fazermos as coisas como devem ser feitas.
Quando Caim entregou sua oferta, Deus olhou seu coração e viu que a motivação não era boa. Caim não deu seu melhor para Deus, pois não O amava genuinamente e assim, motivado pela inveja, assassinou seu irmão, pois Abel entregou o melhor que tinha e o Senhor se agradou dele (Gn. 4).
“Tudo aquilo que é oferecido por amor tem um presságio de eternidade” (Carolina Phillips). O amor é a melhor motivação que podemos carregar em nossos corações para que possamos assim diariamente alegrar o coração de Deus; e a melhor forma de fazê-lo é conhecendo a Ele, pois Ele é Amor (1 Jo. 4:8).
Assim, devemos fazer tudo para a glória de Deus, de todo nosso coração, pois estamos fazendo para Ele e não para os homens (1 Co. 10:31; Cl. 3:23). Se fazemos ou deixamos de fazer uma tarefa, dependendo da motivação, é importante refletir se isso agrada a Deus, pois Ele não vê a aparência e sim o coração (1 Sm. 16:7). Quando deixamos de fazer tudo para a glória de Deus, estamos simplesmente perdendo a oportunidade de servir a quem merece o melhor de nós.
Que possamos aprender, dia após dia, a praticar os dois primeiros mandamentos: amar a Deus acima de todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos. Dessa forma, teremos o amor como motivação principal, entendendo que amar é servir, sendo verdadeiras imitadoras de Cristo.
Transforme sua mente e seu coração através da maior motivação de todas: o Amor de Jesus por nós e em nós.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
- Dezembro 28, 2021
- 5:43 pm
- No Comments
Luanne Mouraria Reis
Estudante universitária, mora em Belo Horizonte e é membro da Oitava Igreja Presbiteriana.