O que é restauração espiritual? É aquele processo de tratamento a que se submete a pessoa que reconhece que está espiritualmente doente, depois de qualquer escorregão moral ou de qualquer queda, depois de qualquer participação com coisas ou rituais satânicos, depois de qualquer desvio da doutrina, depois de qualquer aborrecimento com a igreja ou de qualquer sofrimento não entendido, depois de qualquer crise existencial ou de qualquer período prolongado de frieza espiritual ou, ainda, depois de qualquer ressentimento contra Deus e contra os homens.
Começa com uma intranquilidade, passa pela confissão dos pecados, pela apropriação do perdão de Deus, pela agradável experiência da remoção da sujeira da alma, e termina com a recuperação da plena comunhão com Deus e da perfeita paz de espírito. Em outras palavras, a restauração é a arte de se colocar outra vez nas mãos do Oleiro Divino para que ele refaça o vaso quebrado e lhe dê a mesma forma e beleza de antes. A restauração é uma necessidade que todos nós temos. O salmista ora com fervor, dizendo: Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos; faça resplandecer o teu rosto e seremos salvos (Salmo 80.19).
De acordo com o Salmo 126.2, a restauração traz um duplo benefício:
- Traz uma alegria fora do comum (quando diz: … a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo);
- Traz um impacto muito forte sobre todos os que estão à nossa volta (quando diz: …então entre as nações se dizia: grandes coisas fez o Senhor por eles).
Quando uma mulher é restaurada, a primeira beneficiada é a sua família. Depois, todas as pessoas de seu círculo de relacionamento sentem o mesmo. É bom salientar aqui que Deus é o Restaurador por excelência. Não importa o tamanho do estrago feito na sua vida. Não há caso incurável para Deus. Ele a toma em suas mãos e a restaura completamente. Mas isso vai depender de você, porque essa restauração exige total entrega nas mãos do Restaurador.
Aqui vai uma dica de ouro: Não se conforme com a situação! Fale consigo mesma: Eu preciso me despertar para uma restauração completa. Fale uma vez, duas vezes, três vezes, muitas vezes. Fale sem parar. Fale com honestidade, fale com humildade, certa de que a ideia e a vontade de reagir tem muito a ver com Deus, que é quem opera em nós tanto o querer como o executar. (Filipenses 2.13). Baseie sua reação no clamor mais alto que vem lá de cima, e que diz: Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará. Efésios 5.14
Vamos lá! invista em sua espiritualidade. Apegue-se à leitura da Palavra de Deus, à oração, ao desabafo, à confissão e à disciplina pessoal. Você será um vaso de honra nas mãos de Deus, santificado e útil, estando preparada para toda boa obra (2 Timóteo 2.21), graças ao poder, à sabedoria e à misericórdia do Restaurador.O primeiro passo é desejar realmente a restauração. Depois, orar ao Senhor para que ele comece este processo de restauração em sua vida. Reconheça e confesse seus pecados, e renove seu compromisso com Deus. A partir de então, ele vai curar suas feridas, seus traumas, seus complexos, devolver a alegria perdida e acalmar seu coração com a paz que excede a toda compreensão humana (Filipenses 4.7). Esteja certa disso: Entregue seu caminho ao Senhor, confie nele e o mais… deixe com ele, porque certamente ele fará! (Salmo 37.5)