É fato que o brasileiro toma, em média, dois banhos por dia. Eu conheço quem chega a tomar de 4 a 5 banhos em um único dia, e reconheço que isso é um exagero!
Pense comigo: o Brasil é tipicamente um país quente, úmido e abafado, então faz sentido. Mas eu jamais conseguiria viver em certas regiões, porque 20° para mim já está quente. Entretanto, caso eu ou você fôssemos designadas a viver em um lugar muito frio, algo abaixo de 0°, você conseguiria passar quantos dias sem banho? Um? Três? Uma semana? Pra quem é acostumado a tomar ao menos 1 banho por dia, 3 dias sem banho parecerão uma tortura!
Quando pensamos na nossa vida espiritual, se fôssemos acostumadas a nos lavar no Sangue do Cordeiro diariamente, ou várias vezes por dia, com arrependimento genuíno e confissão de pecados, jamais passaríamos 3 dias ou 1 semana sem nos aproximar verdadeiramente do Pai. Na verdade, jamais nos afastaríamos do Senhor.
O salmista Davi, certa vez, disse nos dois primeiros versos do salmo 51: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado”
Ele usa aexpressão “LAVAR”, assim como Isaías em seu livro no capítulo 1, verso 16: “Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossos atos diante dos meus olhos; cessai de fazer mal”.
Qual de nós, crescidas na igreja não nos lembramos da musiquinha do “SABÃO”? “O sabão lava o meu corpinho, lava os meus pezinhos e lava as minhas mãos, mas Jesus pra me deixar limpinho, quer lavar meu coração”.
Já falei aqui algumas vezes que eu sou professora de crianças, e Deus sempre fala comigo através delas. Como para uma criança é simples usar a ideia de que Jesus tem um Super Sabão capaz de limpar o pecado do nosso coração, acredito que Deus espera de nós a mesma simplicidade e humildade para crermos de todo o nosso coração que basta nos achegarmos a Ele arrependidas e verdadeiras para que nosso pecado que antes era como a escarlate, possa ficar branco como a neve (Is. 1:18).
Que bom e precioso seria se nós não nos importássemos apenas com a sujeira que se acumula em nosso corpo no dia a dia, mas também com aquela que se acumula no nosso coração, e mantivéssemos o santo e necessário hábito de nos lavar no Sangue do Cordeiro todos os dias, nos confessando e nos aproximando de Cristo. “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo”. (2 Cor. 2:15)
Seja perfumada todos os dias!