Começamos a ter perda de colágeno a partir dos 25 anos de idade, isso faz com que a nossa pele comece a apresentar algumas mudanças visíveis ao longo do tempo.
Linhas de expressão, flacidez e derretimento ,ressecamento da pele , entre outros. Começamos a perder gordura e ácido hialurônico e a pele pode ficar mais opaca e sem visão.
Tudo isso faz parte da natureza e está tudo bem, mas podemos envelhecer de maneira mais saudável e natural, trazendo um carinho a mais para a nossa pele e cuidando da nossa autoestima.
A indústria de cosméticos possui dezenas de cosméticos no mercado, sendo eles excelentes para repor os nutrientes que nossa pele precisa para estar saudável.
Como escolher?
Estar em contato com sua esteticista e dermatologista é fundamental para um melhor resultado, mas podemos seguir alguns critérios para ter essa autonomia em casa como home care.
*Antes de tudo, procure cosméticos que sejam mais naturais.
Eles têm menor risco de alergias por serem compatíveis com o nosso organismo.
*Avalie a empresa.
Empresas sérias possuem garantia da procedência de seus ativos.
*Conheça a sua pele.
O que minha pele precisa nesse momento? Ela está seca? Escamando? Então devo hidratar. Está oleosa, acneica ? Então devo usar ativos mais secativos e bactericidas para controlar esse quadro.
*Minha pele é sensível !
Então cuidado com produtos que contenham álcool e ácidos, você pode agravar essa sensibilidade.
*Leia o rótulo
Procure o seu cosmético de forma mais assertiva, entendendo o que a sua pele precisa identificar no rótulo do seu cosméticos a sua indicação.
A nossa pele pode ter mais de uma condição , podendo ter alterações de acordo com o clima também. Em todo caso, vou deixar algumas dicas para home care para facilitar a sua vida.
Higienização
Passo importante para o início de qualquer tratamento. Escolha sabonete com textura leve, pode ser espuma de limpeza por exemplo. Ele limpa de forma suave sem agredir a pele.
Esfoliação
Pode ser feita 1 vez por semana usando um esfoliante com grânulos pequenos em movimentos circulares e com pouca pressão. Nessa etapa se preferir pode usar argila rosa como esfoliante, basta fazer uma mistura com pouca água filtrada e deixar ela mais grossinha. Remover com água filtrada ou mineral .
Atenção! ”NUNCA USE AÇÚCAR NA PELE”, seu formato é de um cristal com pontas, fere a pele de forma agressiva.
Tonificação
É necessário repor a barreira. Quando esfoliamos nós retiramos uma fina camada da pele, a camada córnea. Então para manter a hidratação da pele usamos um tônico (não adstringente e sem álcool), eu amo usar Hidrolato de Lavanda ou água Termal , a hidratação imediata que ela faz é incrível .
Hidratar
Beba água! Sem dúvida é a regra número 1.
O hidratante deve ser indicado para seu tipo de pele. Caso prefira, a argila também é hidratante mas indico usá-la 1 vez por semana, nesse momento ele deve ser mais pastosa, a medida é 2 colheres de sopa
de argila, para 2 colheres de água termal. Remova com água.
Peles mais secas o óleo de Rosa Mosqueta é ótimo no efeito reparador e regenerador, tudo isso aliado ao efeito hidratante e anti-inflamatório e reduz manchas.
Vitamina
Um sérum finalizador é ótimo para usar a noite. O mais famosinho do momento é o de vitamina c, mas não é à toa, ele possibilita além da hidratação a aumentar a proteção solar, além de combater os radicais livres e redução de manchas.
Proteção
O uso do protetor solar durante o dia é o ponto chave do autocuidado. Pesquise sobre protetor solar físico e se surpreenda com os benefícios para a sua pele.
Por último, sabemos que envelhecer é uma dádiva preciosa conquistada por poucos, então podemos escolher envelhecer com mais amor por esse templo preciso. O autocuidado vem além da estética mas é um carinho de dentro para fora. O que você come e a maneira que você escolheu viver está registrada na sua pele.
Te espero no próximo artigo, até lá