Aprendendo com as mulheres da Bíblia – Sara

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Hoje nós vamos abstrair uma grande lição da vida dessa virtuosa mulher, que ao lado do seu marido, peregrinou em direção a terra de Canaã, por ordem de Deus. Também Deus lhes prometera um filho e ela e Abraão seriam pais não de uma família apenas, nem de um clã ou uma tribo, mas de uma nação inteira, um povo que pertenceria a Deus como nenhum outro antes. Assim, Sara ansiava por dar à luz não a uma nação, mas uma criancinha que pudesse beijar e embalar em seus braços, no entanto ela era estéril.

Vários anos se passaram desde que Abraão e Sara ouviram a notável promessa de Deus, mas ainda não tinham um filho. Então, impaciente com a longa espera, Sara decidiu resolver o assunto por conta própria. Seguindo uma prática comum no mundo antigo, deu permissão a Abraão para deitar-se com sua serva egípcia, Agar. A escrava de Sara se tornaria uma mãe substituta para o filho prometido. Mas o pacto era entre Deus, Abraão e Sara, que foi precipitada em ajudar na solução do que considerava um problema. Esqueceu-se que o controle do tempo está nas mãos de Deus e “não há impossíveis em todas as suas promessas”. O nascimento de Ismael só provocou discórdia entre as duas mulheres e no tempo de Deus, Sara deu à luz Isaque, cujo nome significava “riso”. Aos 90 anos Sara realizava o sonho de toda sua vida. Foi uma longa espera!

As tentativas práticas de Sara para ajudar Deus a cumprir sua promessa causaram realmente muita angústia. Mesmo em nossos dias, o conflito entre Israel e seus vizinhos árabes é devido àquela antiga briga entre as duas mulheres e os filhos por elas gerados. Porém, apesar do ciúme, ansiedade e ceticismo sobre a capacidade de Deus para cumprir suas promessas, não se pode negar que Sara era capaz de aceitar riscos de primeira ordem, pois se despediu de tudo o que lhe era familiar, viajando para uma terra completamente desconhecida. Foi difícil para ela esperar o cumprimento da promessa de Deus, mas, aprendemos com sua atitude que é preciso esperar com paciência pela operação de Deus, pois isso pode ser uma das experiências mais difíceis, porém, mais recompensadoras da nossa vida, uma vez que o tempo de Deus é o melhor. Que possamos confiar e esperar nas promessas de Deus, pois na plenitude do tempo Ele fará acontecer.

Luzelucia Ribeiro Da Silva

Luzelucia Ribeiro Da Silva

Professora, pastora, escritora, capelã hospitalar e psicanalista. Licenciada em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena-SP (1987); Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Pindamonhangaba-SP (1980), Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas, Manaus-AM (2012); pós-graduada em Docência do Ensino Superior (AVM) (2009) e Revisão de Texto (2012). Com diversas obras publicadas como Tributo ao IBAD – 2002; Mulheres da Bíblia – 2002; Escola Dominical: a formação integral do cristão – 2008 (coautoria com Berenice Firmino Reis Araújo); Mulheres do Novo Testamento – 2011; Fundamentos da Educação Cristã – 2018; Memórias do IBAD – 2021; Rute & Ester: a fé e a coragem das mulheres - 2021 (coautora com Berenice Araújo); Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos (2024); comentarista das Revistas da Escola Dominical: Maturidade e Mordomia do Cristão (2013); Rute & Ester: a fé e a coragem das mulheres (2021) e Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos (2024). É membro da Academia Evangélica de Letras do DF – AELDF/DF.

Deixe um comentário