Quantas guerras poderiam ser evitadas se soubéssemos ouvir mais e falar menos. Famílias passam anos sem se falar, sem se curtir, porque alguém falou algo indevido ou falou no momento errado. Muitas vezes o nosso papel em meio a guerras, contendas e falácias é calar e analisar a situação com calma, pois aquele que consegue administrar o que fala e sabe ouvir sem rebater, mostra que já venceu a si mesmo.
Provérbios 17:28 diz: “Até o tolo quando se cala será reputado por sábio; e o que cerrar os seus lábios por entendido.”
Nem sempre o que tem as respostas prontas é sábio, existem pessoas que enquanto não falam tudo que pensam não ficam em paz, mal sabem elas que isso perturba até seu sono. Muitas vezes, é melhor sair de cena sem falar, a ter a sensação de alívio momentâneo de jogar tudo para fora, pois quase sempre a consciência irá acusá-lo, trazendo condenação.
Trago essa reflexão, pois tenho visto muitas pessoas se autodestruindo pois não conseguem calar quando isso era extremamente o necessário. Cuide, proteja sua casa, seus filhos, porém, não esqueça de colocar um guarda na sua boca, pois na maioria das vezes sua paz interior dependerá disso.
Deus o abençoe!