Intensifique sua vida de oração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um dos menores versículos da Bíblia nos incentiva a orar sem cessar (1Tessalonicenses 5.17). De fato, a Bíblia está cheia de incentivos à oração. Porém, aprendemos também, que nem sempre devemos apenas orar, mas também agir. Como se explica isso? Primeiramente devemos entender que a própria palavra já nos sugere ORAR + AÇÃO. Normalmente, vivenciamos três tipos de situação:

  1. Situações em que DEVEMOS ORAR E FAZER A NOSSA PARTE – Foi o que Deus falou a Moisés, quando o povo de Israel estava diante do mar Vermelho, na iminência de ser alcançado pelo exército enfurecido do Faraó: — Por que você está clamando a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:15. Há várias situações na vida em que devemos orar e agir: o casamento exige oração e ações específicas para que ele seja mantido; se queremos uma promoção no trabalho, o preparo acadêmico ou algum curso específico se faz necessário; e assim por diante.
  2. Situações em que a ÚNICA AÇÃO a fazer é orar – Foi o que aconteceu com Daniel (cap.10). Quando a situação foge completamente ao nosso controle e não podemos fazer nada para resolvê-la, orar é a única ação viável e necessária, porque quando atingimos o terreno do impossível, Deus começa a agir.
  3. Situações em que ORAMOS E AGIMOS, GUERREANDO no mundo espiritual (Efésios 6.10-18) – Deus disponibiliza para nós as armas para as nossas batalhas espirituais diárias, as quais usamos na oração. Isso porque não podemos fazer nada palpável na luta espiritual, senão guerrear em oração.

Para entendermos qual postura devemos assumir em cada uma das situações, precisamos ser sensíveis à voz do Senhor, orando mais, lendo mais a Bíblia, jejuando mais, e vivendo uma vida de santidade ao Senhor.

Perceba que orar é mais do que se ajoelhar e falar com Deus. Muitas vezes é preciso ação! A oração é TERAPÊUTICA (podemos desabafar sem reservas), PODEROSA para vencer as batalhas espirituais, e PREVENTIVA, ou seja, nos prepara para a resposta de Deus. Essa resposta pode ser SIM, NÃO (‘não’ também é resposta) ou ESPERE. A única oração à qual Deus sempre responde ‘SIM’ é a oração da pessoa arrependida de seus pecados, buscando-o para ser transformada pelo seu poder.

Elza Mouraria

Elza Mouraria

Elza Mouraria é graduada em Teologia e Pedagogia, com várias especializações nessas áreas. É missionária da WEC Brasil, servindo no Mission Training College (MTC Brasil), docente na área teológica desde 1991. É capelã prisional e palestrante. Descomplica a Bíblia através do Canal Bem Dito. É casada com o pr. Valter Reis e mãe de duas filhas. Instagram: @elza_mouraria I youtube.com/elzamouraria

Deixe um comentário