Antes de ser afligido andava errado, mas agora, guardo a tua palavra. Salmo 119.67
A aflição (ou o aperto como normalmente o chamamos) é uma situação tremendamente incômoda. Deixa os nervos à flor da pele, mete medo, apavora, desespera, dá a impressão de que se está em um beco sem saída, torna a esperança distante e traz para perto o horror. Mas preste atenção num detalhe: o aperto é, em boa parte das vezes, uma situação criada pela própria pessoa… progressivamente. Muitas vezes é uma consequência natural da falta de vigilância, ou da imprudência, de desacertos, da ambição desmedida ou até da perda consciente do temor a Deus.
Paulo escreveu: …aquilo que o homem semear, isto também ceifará. Efésios 6.7. Há apertos permitidos por Deus! Esses apertos não são para exercer juízo, mas sim, para o exercício de Seu grande amor. Nesses casos, o chamamos de aperto terapêutico. Isso porque, uma vez em aperto, a pessoa é capaz de lembrar-se de Deus, corrigir-se e voltar-se inteiramente para Ele.
O aperto produz a desilusão com o pecado e a humildade. Foi o que aconteceu com o filho pródigo (Lucas 15.11-32). Ele só reconheceu que era pecador e se recuperou depois de passar necessidade e de quase morrer de fome. Assim como a soberba precede a ruína (Provérbios 16.18), o aperto e a angústia precedem e forçam uma volta para Deus. Sem aperto não costuma haver mudança. Por isso dizemos que, muitas vezes, ele é uma bênção.
O aperto tem um lado bom. Ele só deixa uma saída: Deus! Muitas vezes o aperto é uma bênção! Que o digam os muitos milhares de cristãos que se chegaram a Deus, graças a uma situação de insustentável aperto. Para algumas pessoas, é a única estratégia que realmente funciona.
Para outras pessoas, o momento de aperto a deixa sensível; e nessa sensibilidade, Deus atua mostrando seu amor, seu carinho, seu consolo, preenchendo aquele espaço vazio da vida da pessoa com a esperança de um recomeço, de um novo amanhecer em sua vida. Só Deus pode fazer isso. Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Salmos 119.67