Botox

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Os encantos são enganosos, e a beleza não dura para sempre, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (Pv 31:30 – NVT)

Nós, mulheres, adoramos um elogio! Gostamos de nos sentir bem conosco mesmas, gostamos de sentir que estamos bonitas, é verdade. Há quem diga que uma mulher de cabelo e unha feita não quer guerra com ninguém. Por mais difícil que possa ser o nosso dia ou o leão que precisamos vencer, se estivermos bem arrumadas, cheirosas e maquiadas, parece que tudo fica mais fácil.

Não obstante a isso, o mundo está cada dia mais voltado para a beleza, para o culto ao corpo, para a estética de forma generalizada. Desde um simples salão de beleza, a tratamentos caríssimos e arriscados, todas as formas de manter a juventude está em ênfase e é definitivamente rentável.

Recentemente comecei a seguir uma mulher no Instagram que se transformou da água para o vinho! A história dela rumo ao seu “eu perfeito” chamou-me bastante a atenção. Apesar de vermos isso todos os dias, essa mulher, em especial, é dita cristã. De uma simples loira com seus atributos e defeitos, ela se tornou uma baita morena lindíssima sem qualquer defeito (aparente). Dentre seus procedimentos, estão lentes de contato nos dentes, Rino modelação, enxertos de gordura nas nádegas, enchimento labial, lifting de sobrancelha, etc. Quem a conheceu no passado, dificilmente saberia quem é ela hoje, se ela não contasse.

Suas diversas transformações fazem parte do seu Instagram para o mundo inteiro ver. Uma de suas últimas intervenções foi uma lipo escultura onde ela documentou em sua página o antes e o depois. Ao ver seu corpo exposto de uma forma tão pública, me questionei sobre os pilares de sua fé – não como juíza, mas como cristã.

(É verdade que qualquer uma de nós mudaremos algo em nós mesmas. A linha entre a crítica e o desejo de fazer igual a determinada pessoa, é bem tênue. Precisamos estar atentas ao que é um olhar esmiuçador para algo que nos maravilha, e o que é inveja e falsa moral. É interessante observar de forma muito transparente as nossas críticas internas. Dito isso, vamos continuar a análise adequada para o caso que se segue.)

Numa outra página de uma personalidade que eu nem sei se é ou não cristã, vi um vídeo da mesma falando sobre roupas vulgares em crianças. Ela dizia que até um cropped numa criança pequena, é impróprio e vulgar, digno de atribuir culpa à mãe que permitiu uma vestimenta assim para sua filha. Segundo ela, o corpo de uma mulher deveria ser resguardado de forma prudente por ser o corpo de alguém que dá a luz a outro ser vivente. A barriga, por ser o lar de um novo ser humano, deveria ser, segundo ela, sagrado. Um lugar apenas seu e do seu marido conhecer. E eu achei fantástica essa visão de cuidado, de carinho. Em 1 Coríntios 3:16-17, o apóstolo Paulo diz: “Vocês não entendem que o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Deus destruirá quem destruir o seu templo. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são esse templo.”. Se somos templo de Deus, do Espírito Santo que habita em nós, devemos entender que nosso corpo é sagrado, consagrado, dedicado, ofertado, eleito.

Para antes de qualquer coisa que queiramos fazer a nós mesmos, precisamos tentar entender nossas intenções. Sentir-se bem é correto e legítimo. Amar-se a si mesmo é parte de um mandamento. Exibir-se e entregar-se às paixões e concupiscências (sensualismos) da nossa carne, é pecado. Saibamos distinguir um e outro, colocando sempre Deus nos nossos planos, e à par dos nossos desejos, sabendo que “os encantos são enganosos, e a beleza não dura para sempre, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (Pv 31:30 – NVT).

Rebeca Balaniuc

Rebeca Balaniuc

Graduanda em Letras/Inglês, esposa e mãe de dois filhos. Ex-Jocumeira, Líder do Ministério de Louvor e do Ministério Infantil, sempre auxiliando seu marido, atualmente pastor da Igreja Presbiteriana Central de Marataízes - ES. Escritora por amor e vocação.

Deixe um comentário