Você já deve ter ouvido alguma “amiga” dizer que escapa xixi quando tosse, ri, espirra ou pula, né? Essa é a famosa Incontinência Urinária de Esforço, que tem relação com a fraqueza dos músculos do seu assoalho pélvico (vulva, vagina e ânus).
Mas e aquele escape que acontece do nada? No portão de casa, na garagem ao pegar a chave da porta, na chegada ao banheiro ou ao molhar as mãos na água? Já ouviu falar?
Esse tipo de escape urinário se chama Incontinência Urinária de Urgência (IUU). Quem o tem também costuma fazer xixi muitas vezes por dia, com intervalos curtos e, às vezes, com pouca urina.
Sabia que esse tipo de incontinência, com urgência miccional, tem muito a ver com o seu estado emocional e com a ansiedade? Sabe aquela história de “se mijar de medo?” ou então antes de provas na escola ou de precisar falar em público ou se apresentar, em que dá muita vontade de fazer xixi? Então, nós trazemos esse mecanismo no nosso sistema nervoso e muscular, que ativa a contração da bexiga em situação de estresse.
Acontece geralmente em mulheres, mas em alguns homens também, que são muito acelerados, ligeiros, fazem tudo rápido e sempre têm muitas tarefas para dar conta. Muitas vezes começaram a trabalhar muito cedo, ainda enquanto eram crianças, e a
sensação de “não vou dar conta” é muito presente em suas vidas.
Nossa bexiga é um músculo voluntário, e como todos os músculos voluntários, ele é
treinável. Ele se acostuma com nosso comportamento, se contrai, fica tenso, ou se alonga, se distende.
Nas pessoas com IUU, a bexiga acostumou-se a receber pouca urina, então qualquer
quantidade a mais traz a sensação de bexiga muito cheia, mesmo que não esteja.
Sempre ouvimos dizer que não se deve segurar o xixi, não é mesmo? Isso serve para a professora (que só faz xixi de manhã, meio dia e a noite) e para aquelas crianças que não querem parar de brincar para ir urinar. No entanto, conseguir segurar o xixi em um intervalo de 3 horas é muito importante para a saúde da bexiga. Realmente não devemos segurar por 4 ou mais horas, mas um intervalo mínimo de 3 horas é importante conseguir.
Se você faz xixi num intervalo menor que 3 horas e se a vontade de urinar vem repentina, com a sensação de que não vai aguentar chegar ao banheiro (e às vezes nem aguenta mesmo), observe que quando está na rua, longe do banheiro, ou entretida com compras ou voltas a fazer, é mais fácil de segurar. Em casa também, no período da tarde, com menos afazeres, também aguenta mais. Não é mesmo?
O que fazer então? Retomar o controle da bexiga e treina-la para aguentar mais.
Mas como? Comece anotando o horário em que faz xixi. Quando vier o primeiro desejo urinário (se vier antes de 3 horas), segure um pouco, distraia-se. O desejo vai passar e voltar, e quando voltar vá ao banheiro, mas caminhe devagar pensando em fazer outra coisa no banheiro antes de urinar, por exemplo, colocar a toalha para lavar ou organizar a pia. Depois, estando calma no banheiro, pode, devagar, fazer seu xixizinho, sem escapes.
E vá esticando o intervalo entre um xixi e outro, com o objetivo de ficar 3 horas sem fazer xixi. Isso tomando até 2 litros de água por dia.
O mesmo serve para as levantadas na madrugada para urinar. Não, urinar na madrugada não é saudável. E se você não levantar e segurar seu xixi, você não vai urinar na cama.
Nos primeiros 3 dias você vai sentir a bexiga cheia e ter um pouco de dificuldade para voltar a dormir, mas no 4º dia sua bexiga se acostumará e você não acordará mais.
Para dar segurança nesse treinamento, você pode fazer um fortalecimento do seu assoalho pélvico, contraindo e relaxando essa musculatura (como fazermos para reter um pum ou segurar o xixi, puxando a vagina e ânus para dentro). Pode iniciar com 3 séries de 15 contrações rápidas (1 segundo contraída e 1 segundo relaxada) e 3 séries de 8 contrações mantidas por 6 a 10 segundos cada uma.
Se você sentir dificuldade ou ficar com dúvidas, procure uma fisioterapeuta pélvica em sua cidade. Aqui em Criciúma – SC, você encontra esse tratamento individualizado pelo SUS, convênios e particular.
Aproveita esse sintoma de urgência para olhar para o ritmo da sua vida. Sua bexiga está pedindo que você desacelere, relaxe, faça menos coisas por vez, por dia. Procure
atividades que te deem prazer, peça ajuda para os afazeres domésticos. Escute seu corpo.
Se cuida!