Minha mãe sempre dizia: “Devemos nos preparar para os momentos ruins, porque para os momentos bons todos já nascemos preparados!”. Sempre procurei aplicar esse princípio à minha vida. Não que eu espere pelos momentos ruins, mas sempre trabalho com a possibilidade de que as coisas ruins podem acontecer comigo, uma vez que não me considero melhor do que ninguém.
Sem dúvida, a pressão diária, os problemas financeiros, familiares, conjugais e tantos outros, minam a nossa resistência emocional e deixam-nos com uma sensação de incapacidade diante dos problemas. É por isso que os “finais felizes” são tão apreciados e esperados nos filmes, novelas e séries.
E é justamente por causa dessa sensação de incapacidade de enfrentar as intempéries da vida que muitas pessoas procuram conhecer o Evangelho. E com certeza é a melhor escolha que se pode fazer. Afinal, Evangelho significa “boas notícias”. E quais são essas “boas notícias”? Jesus fala sobre isso em Mateus 11.28: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.”.
Em Jesus recebemos capacidade para enfrentar as desilusões e perdas. Passamos a ter uma nova perspectiva de vida e uma maravilhosa esperança. Paulo escreveu sobre isso, dizendo: “Se esperarmos em Jesus somente nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens.” (1 Coríntios 15.19). Nossa esperança em Cristo transpõe a morte e alcança a eternidade.
É importante mencionar que Jesus quer ser o Senhor da nossa vida nos bons e nos maus momentos. Ele não é um psicólogo eficiente a quem consultamos, e quando tudo fica bem, não voltamos mais ao seu consultório. Na realidade, Ele quer nos dar vida; uma vida com interesses e valores diferentes dos valores mundanos, com uma alegria inabalável, mesmo diante das pressões, desilusões, perdas e sofrimentos; uma vida que renuncia às aparentes vantagens e prazeres por amor a Ele, e que não se consola com falsas esperanças.
Você quer aprender o segredo da vida abundante que Cristo oferece e que nos ajuda a lidar com as desilusões e as perdas? Entregue sua vida a Ele sem reservas e deixe-o governar sua vida. Você jamais se arrependerá.
Pastora Elza Mouraria