Infecção urinária e recomendações nutricionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A NUTRIÇÃO COMO GRANDE ALIADA NO TRATAMENTO DA INFECÇÃO URINÁRIA 

As infecções urinárias do trato urinário (ITUs) podem ser causadas por vários patógenos (a bactéria mais comum é a Escherichia coli), e é uma das principais causas para o uso de antibióticos.

A INCIDÊNCIA É MAIOR EM MULHERES

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, há aumento da incidência nas mulheres quando há fatores como: consumo insuficiente de água, desidratação e aumento da umidade na região genital, que levam ao aumento da proliferação bacteriana. 

INFECÇÃO DE REPETIÇÃO PODE LEVAR À CONSEQUÊNCIAS MAIS GRAVES

Cerca de 20 a 30% das mulheres terão ITU de repetição (2 ou mais episódios nos últimos 6 meses ou 3 ou mais episódios nos últimos 12 meses). As ITUs de repetição podem levar a consequências mais graves, como pielonefrite, doença renal crônica e complicações por causa do uso frequente de antibióticos.

SUA MICROBIOTA VAGINAL É SAUDÁVEL?

A presença de uma disbiose vaginal, com redução do gênero Lactobacillus, pode aumentar a chance do desenvolvimento de ITU. Redução dos níveis de estrogênio, como na menopausa, tratamentos com antibióticos e, potencialmente, o uso de produtos com espermicida podem levar à disbiose vaginal 

O PAPEL DA NUTRIÇÃO NAS ITUS DE REPETIÇÃO

Algumas estratégias nutricionais contribuem para restaurar a qualidade de vida das pacientes.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E HIDRATAÇÃO

O consumo de alimentos naturais e ricos em nutrientes vão proporcionar mais defesa ao organismo no combate às infecções. Optar por alimentação mais variada e natural é a resposta. Prefira alimentos como:

1) Crus (verduras cruas da safra e bem higienizadas, frutas em geral e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas);

2) Cozidos (legumes e tubérculos, como aipim e batatas);

3) Proteínas boas com preparo adequado (carnes, frangos, peixes, lentilha, ervilha,feijões, fígado, ovos, iogurtes naturais, leite fermentado), preparados de forma adequada com pouca gordura ou assado, ensopado, grelhado e cozido;

4) Evite os alimentos açucarados, embutidos (salsicha, mortadela, salame), industrializados (lasanha pronta, pizzas prontas, tempero industrializados, como o sazon, iogurtes, bolachas recheadas, macarrão instantânea, sorvetes, etc );

5) Capriche na hidratação, opte por água tratada com pouco cloro e redução de microorganismo (filtros de classificação A, B e C), filtros de barro com carvão ativado, água mineral.

APOSTE EM SUPLEMENTAÇÃO NATURAL INDICADA POR SEU NUTRICIONISTA. CONHEÇA ALGUMAS OPÇÕES:

CRANBERRY + PRÓPOLIS

A suplementação com cranberry é muito importante na prevenção de ITUs, devido à inibição a adesão da E. coli ao epitélio do trato urinário, dificultando a sua colonização e a infecção. A literatura científica vem apontando a eficácia da suplementação combinada entre o cranberry e a própolis, em que este composto parece intensificar os benefícios do cranberry.

CÚRCUMA + QUERCETINA + ÁCIDO HIALURÔNICO + CONDROITINA

A suplementação combinada desses dois nutracêuticos (ácido hialurônico e condroitina), associada com cúrcuma e quercetina, é capaz de auxiliar na prevenção de ITUs de repetição.

PROBIÓTICOS

A suplementação com probióticos pode auxiliar na prevenção de ITU de repetição. A suplementação com Lactobacillus rhamnosus e fermentum ou mix de probióticos (L. rhamnosus, B. lactis e B. longum) tem se mostrado eficaz na redução do risco de desenvolvimento de infecções urogentais. O consumo de produtos fermentados contendo bactérias probióticas também é capaz de reduzir a recorrência. 

Referências:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Notícias. https://sbn.org.br/verao-aumento-dos-casos-de-infeccao-urinaria/

FLORES-MIRELES A.L.,et al. Urinary tract infections: epidemiology, mechanisms of infection and treatment options. Nat Rev Microbiol. v.13, n.5, p.269–284, 2015.

STAPLETON, A.E. The Vaginal Microbiota and Urinary Tract Infection. Microbiol Spectr., v.4, n.6, p.10, 2016.

DAS, S. Natural therapeutics for urinary tract infections-a review. Futur J Pharm Sci, v.6, n.1, p.64, 2020.

Fernanda de Bittencourt

Fernanda de Bittencourt

Especialista em nutrição clínica e mestre em saúde coletiva. Trabalho há 10 anos na área de nutrição clínica e escolar. Meu foco é levar bem estar e saúde às famílias através da alimentação saudável, minha conduta é baseada em evidência cientifica com foco em comida de verdade.

Deixe um comentário