Sensibilidade dental: Causas e tratamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já tomou um copo de água gelada ou um sorvete em um dia quente de verão e sentiu arrepio nos dentes? Ninguém se sente confortável com uma situação como essa, não é mesmo? É sobre essa sensação, que chamamos de “sensibilidade dental”, que hoje vou expor, ajudando você a entender melhor como identificar, tratar e lidar com as causas.

São inúmeras as causas que podem levar à sensibilidade dental. Estudos científicos apontam que, as causas mais comuns desta condição, podem ser: Doença, cárie, retração gengival (exposição da raiz do dente), desgaste de restaurações ou mesmo do esmalte dentário. 

Mas, afinal, como isso ocorre ao ponto de causar dor? Os nossos dentes possuem tecidos protetores que, ao serem prejudicados pelas condições citadas acima, e expostos a estímulos como água quente ou fria, ou ainda quando alguns tipos de alimentos alcançam as terminações nervosas desses tecidos protetores, causam no paciente a produção da sensação de dor.

Outra causa comum da sensibilidade dental pode ser associada às ações diárias, como realizar a escovação dos dentes com muita força, utilizar uma escova dental com cerdas muito duras, agredindo, dessa forma, o esmalte dentário e as estruturas que protegem os dentes. 

Se você conseguiu identificar essa ação no seu dia a dia, indico uma simples solução: Diminua a força da escovação, pois é uma falsa sensação achar que aplicar força irá melhorar a eficácia da higiene. Outra maneira é utilizar uma escova macia ou extra macia para realizar e higienização dos elementos dentários – o mercado odontológico atual dispõe de várias marcas e modelos, porém, para nós, dentistas, o importante é apresentar cerdas macias.

Se você suspeita que se enquadra nessas condições, o primeiro passo é agendar uma consulta com seu cirurgião-dentista de confiança, para que então ele possa identificar a causa e indicar o tratamento correto para proporcionar o alívio dos dentes. 

Alguns tipos de tratamentos podem ser colocados em prática quando se trata de sensibilidade dental: Troque o creme dental, pois alguns possuem dessensibilizantes que podem ajudar no alívio da dor; procure orientação profissional para utilizar a técnica adequada para higienização dos dentes; e, como último recurso, pode-se lançar mão do tratamento de canal para casos mais graves de sensibilidade, quando os métodos mais comuns não conseguem oferecer ao paciente o alívio.

 Prevenir é o melhor remédio. Com a ajuda de seu dentista, procurando-o regularmente para consultas de rotina, você conseguirá desenvolver bons hábitos de higiene, seguindo as orientações, que certamente farão você sorrir.

Maria Eduarda H Lopes Karkle

Maria Eduarda H Lopes Karkle

29 anos, Cirurgiã Dentista. Amo exercer a Odontologia e através dela ter a oportunidade de transformar vidas. Sou Cristã, filha, esposa e mãe do Gael.

Deixe um comentário