Hoje daremos início ao relato das mulheres que fizeram história nas páginas da Bíblia Sagrada. Quem são elas? O que elas fizeram?
Começaremos por Eva, a mulher que deu início à voz feminina na história humana, e pertence ao período pré-patriarcal bíblico. Eva foi a última obra perfeita do Criador, a mulher mais bela e única do jardim do Éden. Foi a primeira esposa, mãe, avó, a protagonista do primeiro casamento, aquela que sentiu a primeira dor, aquela que contemplou a morte e também a primeira a receber o plano de salvação.
SUA CRIAÇÃO (Gn 2:21-23)
Foi o dia mais importante na história da voz feminina quando, no jardim do Éden, apareceu a primeira mulher. Acredito que Adão ficou impressionado com a sua beleza, inteligência, seu físico… tudo divino, não precisava usar maquiagem e nem pintar seu cabelo, pois sua fisionomia, seu intelecto e sua espiritualidade eram divinos.
Sua história é indispensável no desenvolver do grande plano de Deus para a humanidade. O comentarista Jorge Herbert disse: “Adão foi feito do pó refinado, mas Eva foi criada do pó duplamente refinado, por ser sua matéria.”.
SUA DESOBEDIÊNCIA (Gn 3:1-8)
Dela foi o primeiro ato de desobediência. Foi a primeira mulher a ser criada sem pecado e a primeira a cometer pecado, levando todas as mulheres a nascerem com a natureza pecaminosa.
Eva desfrutava da presença de Deus. Encontrava-se em posição de privilégio, já que o paraíso havia sido criado para ela e para seu esposo Adão. Contudo, ao desfrutar do paraíso, havia uma regra importante a ser cumprida: “A árvore do bem e do mal não comerás” (Gn 2:17). Essa era uma ordem que não podiam desobedecer, pois a consequência seria trágica, a morte.
Por algum tempo, Eva foi feliz com seu esposo, até que, em um dia, enquanto ela passeava pelo jardim sozinha, o inimigo apresentou-se na figura de uma serpente, com argumentação que colocou dúvida em seu coração, levando Eva a comer o fruto proibido, mudando a nossa sorte tragicamente.
A REDENÇÃO ACOMPANHADA DE UMA PROMESSA (Gn 3:15)
Por meio de Eva, o pecado entrou no mundo, porém, Deus, em seu grande amor e misericórdia, declarou o perfeito plano de salvação e restauração através da sua semente.
A luz voltou a brilhar nas trevas, a esperança gritou mais alto quando Eva escutou a profecia de Deus sobre a morte do seu próprio filho Jesus Cristo na cruz do calvário, trazendo redenção para toda a humanidade.
Eva acreditou na promessa, e, através dos séculos, milhões de mulheres também têm acreditado na salvação, na restauração e na restituição. Como disse um escritor desconhecido: “Grande foi seu pecado, porém resultou no maior amor redentor de Deus.”.
Como Eva todos os dias enfrentamos tentações que nos leva a fazer coisas incorretas, porém com ajuda de Deus podemos ter autocontrole.
Como Eva fomos criadas para cumprir um propósito, somos únicas com qualidades, dons, talentos, habilidades e virtudes.
Como Eva somos revestidas de graça. Depois da desobediência, Eva procurou cobrir sua vergonha com folhas, porém nenhum esforço humano é suficiente para esconder nossos pecados.
This Post Has One Comment
Muito bom!
Deus te abençoe, amada!