“(…) uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14)
Voltar ao passado é visitar ruínas. Eu sei bem disso. Por ter pai pastor, eu me mudei muitas vezes de cidade e estado. E a pior mudança se deu na adolescência. Deixei amigos queridos para trás, e “amores” de adolescência. Dessa forma, vivi na ilusão e na sombra do passado por quase toda a minha adolescência e parte da juventude, tentando, de alguma maneira, voltar para o passado e revivê-lo.
Assim que pude, resolvi revisitar aquele castelo imaginário que ainda estava tão vivo dentro de mim. Voltei para igrejas e cidades, e até revisitei minhas antigas residências, e sabe o que eu descobri? Nada mais estava no mesmo lugar. Nada mais era igual, nem mesmo um pouco! As pessoas continuaram suas vidas, as cidades evoluíram e nem mesmo as ruas continuavam iguais. As casas ganharam novas pinturas, novos móveis, assim como as igrejas, que, inclusive, mais da metade da congregação já era completamente desconhecida aos meus olhos.
Senti-me como um balão se esvaziando, mas foi necessário para aprender a deixar o passado no lugar onde ele pertence; e, a verdade é que não importa se ele foi bom ou ruim, ele não existe mais, apenas nas fotografias, filmes ou na nossa mente. Não há como mudá-lo, desconstruí-lo, sequer mexer nele.
À medida em que eu olhava para o passado, eu achava que podia viver o tempo presente sempre através dele. Por exemplo, meus sonhos de adolescência pareciam precisar se cumprir na minha vida adulta, e era uma grande frustração no meu coração quando eu via que eles continuavam tão longe, e cada vez mais longe. Enquanto eu não enxergava os meus sonhos antigos pela ótica de Deus, e pela ótica do presente que Ele havia me proporcionado tão generosamente, gentilmente e através de sua graça e misericórdia, eu não viveria nada, e eu estaria sempre presa a um fantasma.
Olhar para o seu presente é uma dádiva; é descobrir que Deus tem sonhos para a sua vida. Você é dotada de talentos e dons que Deus deseja usar em sua Obra. Tudo o que depositamos no Senhor, tende a crescer e dar frutos. Meus sonhos de adolescência precisavam ser repaginados. Eu jamais seria plenamente feliz e satisfeita com a minha vida e com tudo aquilo que eu estava criando e desenvolvendo, se eu só me apegasse ao passado. Eu apenas consegui essa plenitude quando tudo fez sentido na mente e no meu espírito, e a gratidão passou a habitar meus dias. Dessa maneira, os sonhos de Deus começaram a ficar mais claros para mim, não só para a Rebeca solteira, ímpar, mas para a Rebeca, mãe de filhos, esposa, plural.
Para se alcançar um presente sem as sombras do passado, é necessário, como o próprio apóstolo Paulo disse: Esquecer-se das coisas que para trás ficam. Treine sua mente para interromper os pensamentos que não podem ser mudados, as tristezas, decepções, frustrações, ou mesmo, os tempos bons que ficaram para trás e não existem mais.
Avance para as coisas que estão adiante de você. Hoje pode ser um bom dia. Hoje pode ser um dia produtivo. Hoje você pode começar a olhar para as coisas que precisam ser mudadas, para os sonhos que precisam ser alcançados, para as pessoas que precisam ser enxergadas. Hoje você pode viver o seu presente sem a sombra do seu passado.
This Post Has 2 Comments
Minha querida, que belas palavras…
Tão necessárias, tão profundas, tão verdadeiras.
Grata por compartilhar conosco.
Abraços pra vc e todos os seus!
Rebeca, q maravilhoso texto! Reflexões tão oportunas!
Amei!
Parabéns 👏