Há alguns dias, um excelente músico, bastante conhecido e com muito talento, faleceu aos 50 anos de idade. Foi um choque para sua banda e para fãs do mundo inteiro, quando ele apareceu morto no quarto de hotel no meio de uma turnê mundial. Depois de exames, descobriram ao menos dez tipos de substâncias, incluindo maconha, antidepressivos e heroína em seu organismo.
Também nos últimos dias, uma música viralizou nas plataformas musicais como a música mais ouvida em todo o planeta! Surpreendentemente, a dona dessa música é uma artista brasileira, e seria digno de orgulho ser da mesma nacionalidade do que ela, se não fosse trágico.
Ao ler a letra dessa música, não posso dizer que me espantei, mas certamente foi um choque tentar compreender como algo tão baixo, imoral, totalmente indecente e depravado poderia ser ouvido tantas e tantas vezes, e poderia ser visto tantas e tantas vezes! Quem sabe, visto e ouvido até mesmo por cristãos!
Então, parei para refletir. Jesus, certa vez, disse: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Lc. 18:24b). E eu poderia fazer o uso de vários outros versículos para elucidar o assunto deste artigo, mas este me pareceu bem conveniente.
Satanás tem roubado os talentos que Deus deu ao ser humano, por permissão do próprio ser humano, para dar o mundo, riquezas, fama e reconhecimento, e, por fim, para roubar mais do que o talento: a própria vida (terrena e eterna).
Quando os nossos dons e talentos são usados para a glória de Deus Pai, eles se multiplicam (Mt 25:14-30), porém, quando são usados em prol do engrandecimento de Satanás e de suas ideologias diabólicas, eles se tornam a ruína do homem.
Depois de ganhar o mundo inteiro, depois de provar dos manjares e prazeres putrificados desse século, dificilmente o orgulho se prostra ao Rei dos reis e joga suas coroas de papel aos pés do Mestre. Raramente você verá alguém com tantas riquezas e poderes se desfazer de tudo para voltar os seus olhos para Cristo, para usar seus dons e talentos na obra do Senhor, ainda que ganhe metade do rio de dinheiro que ganhava antes.
No Reino de Deus, quem perde é quem realmente ganha. Mas no mundo dos homens, isso não existe. Inevitavelmente, como na vida de qualquer um, chegam as dores, as tristezas, os desafios, os lidares, os corações partidos e as más decisões, e em vez de depositarmos tudo ante ao trono de graça e misericórdia de um Pai de amor, pessoas que estão longe de Deus, apegam-se à drogas, ao alcoolismo, à opioides, à tantas e tantas enganações que terminam por ceifar um grande talento, ou então, terminam por levar aquela vida tão distantemente de uma vida espiritual com Deus, que é praticamente impossível fazer o caminho de volta.
O único que deve ser engrandecido, ou o único que merece e deve receber toda a glória e todo o louvor sempre e sempre é JESUS CRISTO – o verdadeiro Rei. É nocivo o sentimento que nos leva a querer receber a glória para nós mesmos, e isso acontece com nossos dons e talentos, dados graciosamente por Deus. Entender que tudo vem de Deus e que tudo é para Deus é crucial na vida de todo o cristão. Não importa o que você faça de melhor, lembre-se das palavras do apóstolo Paulo: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)
Gosto de enxergar os mandamentos e os conselhos de Deus como uma cerca. Essa cerca não está te privando de toda a “felicidade e liberdade” desse mundo, mas atrás dessa cerca existe um abismo profundo. Ao pular essa cerca, o destino final é a morte eterna. Não permita que o orgulho, a vaidade, a luxúria e toda a sorte de sentimentos pecaminosos a impeçam de enxergar com clareza e humildade quem verdadeiramente somos e quem nosso Pai Celestial é: o dono e Criador de tudo. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:36).