Você sabe o que é microbiota intestinal?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Microbiota Intestinal é um ecossistema de microrganismos presentes no nosso aparelho digestivo, sendo que cada pessoa possui uma microbiota exclusiva. Diversos acontecimentos possuem influenciar na sua formação, como o tipo de parto (normal ou cesariano), fatores genéticos, dietéticos e idade. 

Suas funções são muito importantes para a manutenção de uma boa saúde, pois auxilia na absorção dos nutrientes e sintetiza vitaminas essenciais para o organismo humano.

Uma pesquisa, realizada com recém-nascidos que se alimentavam exclusivamente de leite materno, mostrou um desenvolvimento permanente da microbiota intestinal, contrapondo aos que se alimentavam de leite não materno (fórmulas artificiais) ou alimentos sólidos antes do tempo recomendado.

No decorrer da vida, a microbiota intestinal sofre várias alterações por interferência de diversos fatores, como a alimentação e a utilização excessiva de medicamentos, principalmente os antimicrobianos, podendo ocasionar a diminuição da variabilidade das bactérias no intestino e na genética. 

Uma dieta balanceada contribui muito nos casos onde houve alteração da microbiota intestinal, isso porque as mudanças na dieta têm uma influência de 57% no microbioma intestinal em comparação a genética do hospedeiro, que possui 12%.

O desequilíbrio que pode ocorrer na microbiota é ocasionado, principalmente, pelo aumento de bactérias maléficas e diminuição das benéficas, sendo denominado de disbiose intestinal. Dessa forma, a sua saúde pode estar em risco se esse ecossistema estiver em desiquilíbrio!

As atuais abordagens terapêuticas para o restabelecimento do equilíbrio são os probióticos (bactérias boas advindas de suplementos ou alimentos fermentados) e os probióticos (fibras). 

REFERÊNCIAS

FROTA, Karoline de Macêdo Gonçalves; SOARES, Nina Rosa Mello; MUNIZ, Vivianne Ramos da Cunha; FONTENELLE, Larissa Cristina; DE CARVALHO, Cecília Maria Resende Gonçalves. Efeito de prebióticos e probióticos na microbiotaintestinal e nas alterações metabólicas de indivíduos obesos. Nutrire, Piaui-Teresina, v.40, n.2, p. 173-187, 2015.

PANTOJA, Caroline Lobato; COSTA, Ana Carolina Cunha; COSTA, Paula Lavignede Sousa; ANDRADE, Monique De Almeida Hingel; SILVA, Victor Vieira; Brito, Ana Paula Santos Oliveira; GARCIA, Hamilton Cezar Rocha. Diagnóstico e tratamentoda disbiose: Revisão Sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Belém-Pará, v.32, p.1-7, 2019.

Fernanda de Bittencourt

Fernanda de Bittencourt

Especialista em nutrição clínica e mestre em saúde coletiva. Trabalho há 10 anos na área de nutrição clínica e escolar. Meu foco é levar bem estar e saúde às famílias através da alimentação saudável, minha conduta é baseada em evidência cientifica com foco em comida de verdade.

Deixe um comentário