Ter as unhas lindas é o desejo de toda mulher, não é mesmo? Quando falamos de unhas dos pés, falamos de autoestima, de colocar aquela sandália bonita e estar confiante e linda. Entretanto quando o contrário acontece deixa a mulher insegura, pois mexe com sua autoestima e sua vida social. Me diga quem se sente bem de estar num lindo evento tão esperado e as unhas estarem comprometidas com fungos.
Mascarar a realidade passando esmalte é muito comum, e a maioria das pessoas deixam o tratamento pra depois, o que agrava a condição chegando uns casos a se tornar crônico e o tratamento mais demorado.
Você sabia que existe um profissional especializado para cuidar de pés e unhas? Pra quem não sabe estamos falando do podólogo, profissional da área da saúde que faz parte da equipe multidisciplinar para cuidar da saúde dos seus pés.
Uma das maiores queixas dentro do consultório são os fungos, muitas pessoas desconhecem e outras ignoram o tratamento chegando a ficar até mais de uma década com as unhas comprometidas. Alguns casos mais graves atingem a matriz da unha, região perto da cutícula e podem causar inflamação e até deixar porta aberta para bactérias, situação que agrava quando falamos de pacientes com a saúde mais comprometida, por exemplo os diabéticos.
Agora vamos conhecer as características de uma unha acometida com fungos: a unha fica oca em pequenas partes e também pode comprometer a unha por inteiro, pode ocorrer mudança de cor que varia entre branco, amarelo, verde e preto em alguns casos, muitos casos a mudança de espessura é clara deixando a unha muito grossa e muitas vezes tem mau odor por conta do descolamento.
Já a unha saudável tem aparência semi transparente, rosada, lisa e muitas vezes com um brilho natural, e para mantê-las assim vamos prevenir com algumas dicas simples:
- Lavar os pés e unhas após o banho;
- Evitar praia, piscina e ambientes contaminados após ter feito podologia ou pedicure;
- Não deixe o esmalte nas unhas por mais de 5 dias;
- Higienize os calçados;
- Visite um podólogo periodicamente e siga as orientações;
- Troque as meias e prefira as de algodão;
- Não compartilhe alicates e calçados;
- Busque sempre profissionais que façam o processo de esterilização conforme Anvisa, em autoclave;
Ao menor sinal da suspeita dos fungos procure um podólogo para orientação, tratamento e prevenção. Existem muitas sugestões milagrosas de tratamentos caseiros que não fazem efeito e ainda podem comprometer sua saúde.
Em consultório podológico a consulta é baseada de acordo com sua saúde, hábitos de vida e doenças pré existentes, será proposto um tratamento personalizado que vai desde tecnologia de ponta como a Laserterapia até o uso de fitoterápicos, ambos não invasivos e com ótimos resultados.
O importante é a prevenção e a escolha de um profissional que te direcionará durante o tratamento, normalmente o tempo varia de 4 meses, 1 ano ou mais dependendo da condição de saúde do paciente, comprometimento do fungo, crescimento da unha e principalmente disciplina com o tratamento.
Se cuidar é um ato de amor próprio, seus pés merecem atenção.