
Que nós mulheres gostamos de uma pele firme e saudável, isto é fato. Mas as fases da idade trazem mudanças que começam de forma discreta e, aumentam de acordo com sua alimentação, vida profissional, estresse, saúde, estilo de vida, e outros.

Em cada idade sofremos com as “mudanças fisiológicas” e marcas do tempo, que começam a mudar de dentro para fora.
As células da pele, se dividem para manter tudo funcionando. Com o tempo envelhecem, e como elas estão sempre se dividindo em novas células, começamos a ter células novas “deficitárias”.

O envelhecimento diminui a funcionalidade das células, incapacitando sua vida. Isto ocorre organicamente, porque ter “limites” na divisão celular (uma célula produz mais duas), e no final, acaba a vida da célula.
As células ainda sofrem danos causando mudanças na sua estrutura (DNA), quando se divide, diminui uma parte do material genético “o telômero”, que vai se encurtar, diminui sua capacidade de transmitir informações genéticas e a divisão celular acaba “senescência”.

É comum em todo as células do corpo, mas os ativos cosméticos, hábitos de vida, de forma sútil, podem manter o envelhecimento lento e a pele mais saudável.
O envelhecimento cutâneo ocorre ao longo da vida e varia conforme a etnia e o biotipo da pele (seca, mista, oleosa, normal). Peles claras e secas tendem a desenvolver rugas e linhas finas mais rapidamente, enquanto peles escuras e oleosas envelhecem de forma diferente. A oleosidade ajuda a manter a hidratação superficial, e a melanina atua como um filtro solar natural, embora não proteja totalmente
Mudanças como diminuição da espessura da pele, causa fragilidade na pele, surgindo rugas, vincos, sulcos, flacidez, evidenciado após os 60 anos.
Os ativos cosméticos auxiliam na firmeza, brilho, viço, hidratação, e melhora as rugas.

Para alguns pesquisadores depois dos 18 anos, os fatores internos (genéticos e metabólicos) e externos (exposição solar e o efeito acumulativo dos raios UV, poluição, hábitos de vida) pode resultar em diversas alterações na estrutura e função da pele:
Entre 18 até 25 anos, pele saudável, firme, boa elasticidade, alta capacidade de regeneração, e produção de sebo equilibrado.
26 a 35 anos, aparecem linhas finas, pequena diminuição de colágeno. O não uso de protetor solar provoca início de hiperpigmentação. Mas a aparência da pele com a manutenção da elasticidade e firmeza da pele, mantem o equilíbrio.
Aos 36 até 45 anos, maior redução da elasticidade, alguns tem poros mais dilatados, a hiperpigmentação é mais evidente.
Dos 46 até 55 anos, os fatores internos (hormonais, diminuição na divisão celular) causam perda do volume facial, flacidez, pele mais seca com diminuição da produção de sebo, as rugas e linhas de expressão mais evidentes.
Dos 56 a 65 anos, pele mais fina e sensível a fatores externos, aumento das manchas senis, redução da capacidade de cicatrização da pele, flacidez, pele sem brilho.
A partir dos 66 anos, intensa fragilidade e opacidade da pele, resulta em lesões e infecções, flacidez, desidratação da pele, etc.
Existem diversos ativos cosméticos para uso em cada fase da idade. Imagem 6
Idade | Ativos Cosméticos |
18 aos 25 anos | Ceramidas: melhora a barreira cutânea.Pantenol (Pró vitamina B5): hidratação e regeneração celular.Dakaline: ação tonificante, estimula síntese de colágeno.Trealix: ação hidratante funcional, estimula a restauração do Fator de Hidratação Natural da PeleÁcido Hialurônico: hidratação profunda, melhora elasticidade. |
26 aos 35 anos | Fucogel: propriedades de hidratação.Colágeno: hidratar a pele, auxilia na diminuição das linhas e rugas.Biodynes TRF: oxigenação celular, anti-inflamatório, suavização das linhas de expressão.Bioflavanoides: protegem contra os radicais livres nas células (isoflavonas)Óleo de rosa mosqueta: Estimulador da regeneração. Atenua rugas e linhas de expressão, hidrata a pele. |
36 a 45 anos | Niacinamida: auxilia na diminuição de manchas, hidratação.Vitamina C: antioxidante, clarear manchas.DMAE: auxilia na flacidez, diminuição de rugas.Fatores de Crescimento: EGF (estimula síntese de fibroblastos); TGFb (auxilia na recuperação)Vitamina E (Alfa Tocoferol): Antioxidante. Retarda o envelhecimento e possui ação umectante. |
46 a 55 anos | Retinol: estimula colágeno, firmeza da pele.Peptídeos: promovem a regeneração celular, aumenta a firmeza da pele.Ácido Glicólico: auxilia na renovação celular.Coenzima Q10: estimula síntese de ácido hialurônico, melhora textura, hidratação e firmeza.Coffe Berry: com outros antioxidantes, é eficaz anti idade. |
56 65 anos | Extrato de shitake BG: aumenta a renovação celular, síntese de colágeno, melhora a firmeza da pele.Ácido Alfa lipoico: renova a superfície da pele, aumenta a elasticidade, diminui as rugas.Ácido retinóico: ação esfoliante, aumenta síntese de colágeno.Fator ARL: indicado para área dos olhos, ação antienvelhecimento.Gluconolactona: propriedade umectante, capaz de atrair a água, antioxidante, anti-inflamatório. |
Acima de 66 anos | Todos os anteriores e muito mais. |
A prevenção contra envelhecimento cutâneo que é multifatorial, é adotar hábitos saudáveis: beber água, reduzir o açúcar e o estresse, usar protetor solar e aplicar ativos certos (cosméticos) para idade certa.
Referências:
Artigo: Estudo das alterações relacionadas com a idade na pele humana, utilizando métodos de histo-morfometria e autofluorescência https://www.scielo.br/j/abd/a/M35YXMfr8MXyQgrr36h4NMP/
SILVA, D. 1, OLIVEIRA, L.1, e outros. AS CAUSAS DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E OS TRATAMENTOS VISANDO A PREVENÇÃO E O REJUVENESCIMENTO. UNIFAGOC Centro Universitário Governador Ozanam Coelho.
ANA FLÁVIA CUNHA BERNARDO1; KAMILA DOS SANTOS2; DÉBORA PARREIRAS DA SILVA³. “Pele: Alterações anatômicas e fisiológicas do nascimento à maturidade. Revista Saúde em Foco – Edição n°11. Ano 2019.