A menopausa é uma fase natural na vida de toda mulher, mas pode trazer desafios que afetam a qualidade de vida. Para passar por esse período com bem-estar, é importante adotar práticas que promovam saúde física, mental e emocional, bem como uma suplementação ou terapia de reposição hormonal, cada mulher deve ser avaliada individualmente para ver qual melhor opção de tratamento.
Sempre reflito com as minhas pacientes a respeito de quanto tempo ainda temos de vida após o início da menopausa, se em média a mulher entra na menopausa com 45 a 50 anos e ainda teremos mais 30 a 40 anos em média de vida, precisamos fazer de tudo para viver da melhor forma possível, a tão falada “Terapia de Reposição Hormonal” quando bem indicada e feita com orientação correta pode gerar uma excelente qualidade de vida, prevenção de doenças (como a osteoporose) e aumento da expectativa de vida.
Para as mulheres que tem contraindicação absoluta de reposição hormonal (como mulheres que tiveram câncer de mama) seguimos com suplementação, mudança de estilo de vida quando necessário e tratamentos alternativos como uso de laser ou radiofrequência vaginal que melhora a lubrificação e possibilitando esta paciente de viver essa fase de forma agradável e prazerosa com seu cônjuge. Em alguns casos também podemos dispor de alguns medicamentos não hormonais que melhoras os sintomas de labilidade emocional e fogachos (“calorões”). Acupuntura e fitoterápicos também podem ser úteis para alguns sintomas.
Na minha prática médica como ginecologista sempre peço um check-up antes de iniciar qualquer tipo de medicação na menopausa, isso inclui, o exame de colpocitologia oncótica (conhecido como preventivo ou Papanicolau), mamografia, ultrassonografias (tireoide, mamária, abdome total e endovoginal), densitometria óssea e exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.
Algumas dicas que toda mulher pode seguir até uma avaliação médica:
1. Cuide da alimentação:
Priorize alimentos ricos em cálcio (leite, queijos, iogurtes e vegetais verdes) para prevenir osteoporose.
Inclua alimentos ricos em fitoestrogênios, como soja e linhaça, que podem ajudar a equilibrar os hormônios.
Reduza alimentos ultraprocessados, cafeína e álcool para evitar piora nos sintomas.
2. Mantenha-se ativa
Exercícios físicos ajudam a melhorar o humor, prevenir ganho de peso, fortalecer ossos e aliviar ondas de calor. Aposte em atividades como caminhadas, yoga, pilates ou musculação.
Ressaltando a importância da constância, de preferencia no mínimo 30 minutos diariamente de segunda a sexta feira.
3. Hidratação e cuidado com a pele
A pele pode ficar mais seca; use hidratantes e beba bastante água (pelo menos um copo de água por hora – 8 a 10 copos por dia).
Use protetor solar diariamente para prevenir manchas e ressecamento.
4. Controle do estresse
Práticas como ORAÇÃO, meditação, mindfulness e respiração profunda ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar o sono.
Atividades prazerosas, como hobbies, ajudam a equilibrar o bem-estar emocional.
5. Sono de qualidade
Crie uma rotina de sono, evitando telas antes de dormir.
Um quarto escuro, silencioso e confortável pode ajudar a evitar insônia.
6. Apoio emocional e social
Participe de grupos de apoio ou converse com outras mulheres que estejam vivendo o mesmo momento.
Não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo caso sinta necessidade.
A menopausa é uma oportunidade de redescoberta e autocuidado. Com hábitos saudáveis, é possível atravessar essa fase com mais energia e qualidade de vida.
RELATO DE UM CASO:
Recebi no consultório uma paciente que nunca havia feito nenhum tratamento após entrar na menopausa e sua filha como psicóloga estava preocupada com sua mãe que se mostrava apática e com várias queixas diárias. Após todos os exames de check-up normais optamos por uma terapia de Reposição Hormonal sintética para ter uma melhora mais rápida. Poucos dias depois encontrei a filha da paciente em um evento e ela veio me agradecer falando: “Você me deu minha mãe de volta”, relatou que ela voltou a realizar suas funções na Igreja, estava disposta e não reclamava mais ao longo do dia. São esses relatos que testifica que tenho exercido meu proposito com eficiência e