Mês da Conscientização da Saúde Mental e Emocional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a saúde mental e emocional, que acontece todos os anos no mês de janeiro. O objetivo é alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e prevenir doenças como depressão, ansiedade e pânico. 

O movimento foi criado em 2014 pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A cor branca representa um quadro em branco, onde se pode escrever uma nova história da saúde mental, sem tabus e preconceitos.  

E aqui se inicia mais um ciclo intenso de 365 dias, onde projetos e sonhos são estabelecidos. Todo início de ano nos projetamos para o andamento de um ano diferenciado ou talvez diferente do ano anterior.

Janeiro é o primeiro mês do ano e aqui precisamos fazer uma pausa, uma reflexão para planejarmos todo o nosso ano; aqui temos a oportunidade de montar uma projeção dos meses que virão a seguir, mas não podemos esquecer que para vivermos um ano extraordinário nossa Saúde Mental precisa está alinhada.

Ao fazer seu planejamento, não esqueça de dedicar a maior parte do tempo para você. Isso mesmo, você! É a partir de você que os sonhos e objetivos começam a ganhar formas. Quando nós priorizamos crescemos e se desenvolvem de forma poderosa e saudável.

Esse é o primeiro mês e o melhor momento para você fazer uma higiene mental, pensando e retirando aquilo que não te fez bem em sua vida emocional;

Faz bem para você ?

O que te acrescenta ?

O que te custa ?

Vai tirar sua paz ?

Faça essas perguntas a você sempre que for necessário e assim usufrua de um bem estar na sua saúde emocional.

É sobre isso, tudo começa em você e assim se manifestará através de você.

Joana Lins

Joana Lins

Joana Lins, 31 anos, casada e Pastora local da igreja FATAF Quarentenário – São Vicente, é formada em Psicanálise Clínica pelo IFD Cristã (Instituto Fazendo a Diferença). Como palestrante e psicoterapeuta, Joana trabalha nos projetos "Não me Toque", que combate o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e "Ame-se", que acolhe e direciona mulheres vítimas de violência doméstica. Seu trabalho é voltado ao desenvolvimento emocional, espiritual e físico de mulheres e adolescentes, utilizando a Cura pela Fala como ferramenta principal.

Deixe um comentário