Certa vez Jesus, querendo ensinar uma de suas preciosas lições, contou a seguinte história: Qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura atentamente até encontrá‑la? Esta, quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas e diz: “Alegrem‑se comigo, pois encontrei a minha moeda perdida.” (Lucas 15.8,9)
A mulher mencionada nesta história, recontando suas dracmas, percebeu algo que abalou suas estruturas: uma delas estava perdida; e ela sabia que estava dentro de sua casa, em algum lugar. A dracma era uma moeda grega significativa o suficiente para justificar o desespero da mulher ao perceber a falta de uma delas.
Diante de algo tão pequeno, mas tão importante, quero propor uma interpretação para essa história, aplicada ao âmbito familiar. Vamos imaginar que cada uma dessas moedas representa uma área da nossa família que, por algum tipo de descuido, perdemos dentro de casa. Vamos identificar cada uma delas:
1) Dracma da autoestima – sem ela não temos capacidade e amar nossos familiares; 2) Dracma do casamento malsucedido;
3) Dracma do filho deixado de lado dentro de casa, por suas constantes rebeldias;
4) Dracma da comunhão em volta da mesa, fazendo as refeições juntos;
5) Dracma da boa comunicação na família, com uso de palavras desagradáveis;
6) Dracma de priorizar a família, tendo maior consideração para com os de fora;
7) Dracma da responsabilidade e do papel que cada um deve exercer na família;
8) Dracma da tolerância de uns para com os outros;
9) Dracma das pequenas atitudes (por favor, com licença, obrigado, desculpe);
10) Dracma do temor e comunhão com Deus.
Qual(is) dessas dracmas você perdeu dentro de casa? A mulher da parábola acendeu a lamparina, varreu, procurou com todo cuidado em cada canto da sua casa, até que a encontrou. Depois, reuniu as amigas e vizinhas para celebrar sua vitória.
Faça o mesmo! Comece hoje a orar e procurar um meio de reencontrar esses valores que precisam ser resgatados dentro do seu lar. Deus quer restaurar cada área da sua família, começando por você! Depois, compartilhe e celebre sua vitória, para que outras mulheres sejam inspiradas a fazer o mesmo.
Não podemos baixar a guarda dentro do nosso lar. Cada dracma é preciosa demais para ser perdida. Fale com Deus agora: Senhor, ajude-me a encontrar o que está perdido dentro do meu lar. Estou disposta a me colocar como instrumento Teu para que meu lar seja restaurado para tua glória. Em nome de Jesus, amém.