A comunicação eficiente gera harmonia em um ambiente organizacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Caros leitores, 

Venho trazer hoje sobre um pouco da comunicação eficiente em um ambiente de trabalho que proporciona harmonia entre os setores. 

Verifica-se que as atitudes das pessoas desempenham um papel vital na eficiência e no desempenho de uma empresa, já que os seres humanos possuem emoções, sentimentos, receios e aspirações que podem influenciar diretamente as decisões críticas e o rendimento no ambiente de trabalho.

A teoria comportamental constitui um dos grandes progressos nos estudos das ciências do comportamento, auxiliando várias organizações a descobrir soluções flexíveis e participativas para enfrentar desafios internos. A comunicação eficaz é um exemplo de como essas soluções podem ser postas em prática.

Observa-se que, para o ser humano, não é suficiente apenas o salário ou qualquer tipo de compensação financeira; é necessário também motivação, liderança, comunicação, organização e dinâmica de grupos. É um conjunto de fatores que contribui para engajar o colaborador no ambiente de trabalho onde está inserido.

Espindola e Oliveira (2009, p. 182) ensinam: 

“A comunicação é considerada um fator essencial e muito importante para a eficácia de uma empresa. As falhas da comunicação podem ser consideradas uma das principais forças que impedem o bom desenvolvimento de um grupo”.

Quando uma empresa possui uma boa comunicação interna, os setores interagem entre si, resultando em colaboradores alinhados na mesma linguagem e objetivos. Já o contrário, ou seja, a falta de comunicação ou a comunicação mal interpretada pode causar prejuízos significativos ao ambiente organizacional, deixando os colaboradores desorientados. 

Chiavenato (2010) leciona que a base da comunicação é composta por quatro elementos essenciais: o Emissor, que é a fonte da mensagem; o Meio ou Canal de transmissão, que se refere aos recursos utilizados para transmitir a mensagem; o Receptor, que pode ser tanto o público interno quanto externo, ou seja, todos os destinatários da mensagem; e, finalmente, as Respostas ou Feedback, que correspondem aos resultados ou reações gerados. 

Assim, o comportamento dos indivíduos tem um papel fundamental na produtividade e no rendimento de uma empresa, já que os seres humanos têm sentimentos, emoções, receios e expectativas que podem influenciar diretamente as decisões cruciais e o desempenho no local de trabalho.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral Da Administração: uma visão

abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato 7. Ed. Ver. E atual Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 – 12.

ESPINDOLA, Maisa Baêta; OLIVEIRA, Annévia Palhares Vieira Diniz. Análise comportamental: um estudo de como o comportamento organizacional pode influenciar o clima organizacional de uma indústria. Revista Digital FAPAM. Pará de Minas, v.1, n.1, 179-200, out. 2009. Disponível em:<https://periodicos.fapam.edu.br/index.php/synthesis/article/view/15/13>. Acesso em: 09 ago. 2024.

Renata Jamardo

Renata Jamardo

Renata Angelis Jamardo Fiorentin: Advogada atuante na área Cível e da OSC Happy Face; Doutoranda em Desenvolvimento Socioeconômico pela Unesc; Mestre em Direito pela Unesc; Pós-graduada em Direito Cível, Direito Notarial e Registral e Direito Tributário; Pesquisadora, palestrante e escritora.

Deixe um comentário