Se há uma palavra que deve ser levada a sério, é esta: O que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6.7. Ou seja, se você plantar sementes pecaminosas, colherá os resultados dos seus pecados; mas se plantar sementes de obediência a Deus, colherá as bênçãos que ele promete na Sua Palavra, a Bíblia. Quem controla a questão de semeadura e colheita é o próprio Deus. Ele é justo e retribui a cada um segundo o seu procedimento.
A promessa de uma boa colheita para quem semeia uma boa semente está em toda parte na Bíblia. O Salmo 1.1-3 diz: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Aqui aprendemos que o sucesso, em seu sentido amplo, nem sempre depende de inteligência, cultura, estatura ou dinheiro. Pode ser alcançado mediante uma boa semeadura.
A Bíblia também fala da má colheita para quem semeia uma má semente. O apóstolo Paulo questionou: Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça. Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte! Romanos 6.20,21 . Os dias maus não são surpresa para quem semeia a fim de agradar a si próprio e não a Deus.
Todas nós estamos sujeitas à tentação do cansaço de fazer o bem. Cansamos de obedecer, de renunciar e de resistir ao mal, principalmente quando vemos a aparente prosperidade dos maus e o sofrimento dos bons. Para superar esta crise, é necessário ouvir a voz profética do apóstolo Paulo dizendo: E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6.9. Então, deixe que se renove em você a certeza de que, se fizer o bem, o Senhor a recompensará pelo bem que praticar (Efésios 6.8).
Seja qual for o tipo de semeadura que você faz, é importante saber que algumas dessas semeaduras serão recompensadas na eternidade, quando deixarmos este mundo. Para aquelas que semearam em uma vida de maldade e pecado, colherão uma vida longe de Deus para sempre (Mateus 25.41-46). Mas para aquelas que semearam em uma vida de bondade e obediência a Deus, colherão a vida eterna, ou seja, uma vida de plenitude e glória sem fim ao lado de Deus (Mateus 25.34-40).
Que tipo de semeadura você está fazendo através do seu modo de viver?