Hoje muitas mulheres sofrem com cólicas fortes e ficam com medo de estarem com endometriose, patologia que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
A endometriose é uma condição crônica que pode causar um grande impacto emocional e psicológico devido muitas vezes a mulher terem sintomas físicos debilitantes, como dor intensa durante a menstruação, relações sexuais dolorosas, dor pélvica crônica e problemas intestinais ou urinários, além de todos esses sintomas a endometriose pode afetar significativamente a fertilidade e a capacidade de engravidar.
É importante que todas as mulheres que tenham algum desses sintomas procurem a ajuda de um ginecologista, nós que escolhemos essa especialidade estamos capacitados para ajudar no difícil diagnóstico, pois pode ser demorado e muitas vezes requer múltiplas consultas médicas e procedimentos diagnósticos, o que pode ser frustrante e exaustivo para os pacientes.
Calma! Existe tratamento para grande parte dos casos de endometriose preservando os órgãos femininos e dando oportunidade de gerar para as mulheres que tem esse sonho.
A priori o tratamento da endometriose visa aliviar os sintomas, controlar a progressão da doença, encontrar o tratamento certo pode ser um processo de tentativa e erro, já que cada pessoa responde de maneira diferente às opções de tratamento disponíveis.
A endometriose requer que essas mulheres tenham apoio não apenas de profissionais de saúde, mas também de amigos, familiares e grupos de apoio. Hoje com a internet existem vários grupos e mulheres que relatam sua experiência individual que conforta e ajuda quem está passando por esse diagnóstico ou tratamento, mas sempre alerto sobre verificar a fonte das leituras, pois existem, infelizmente, muitas informações que não podemos confiar.
A conscientização sobre a endometriose está crescendo, o que é positivo para aumentar o conhecimento e a pesquisa sobre essa condição complexa.
Na minha experiência após mais de vinte anos cuidando de mulheres, tanto na fase pré gestacional (tentantes), durante a gestação e no pós parto, vejo que a medicina evoluiu muito e disponibiliza de vários recursos, mas sempre profetizo para minhas pacientes, o que a medicina não faz Deus pode fazer…