Cuidados com a pele após a maquiagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O assunto de hoje é de extrema importância, e não podemos deixar de conversar sobre ele.

Você sabia que existe um importante protocolo para você realizar após o uso da sua maquiagem? Sim, e não pode pular de jeito nenhum! É a higienização dos olhos e da pele. 

Quem nunca dormiu sem retirar a maquiagem, atire a primeira pedra! Uma vez ou outra na vida, eventualmente, não fará mal algum, porém se você permanecer com esse hábito, repetindo todas as semanas ou todos os dias, você poderá ter sérios problemas de saúde da pele e/ou problemas oculares.

A maquiagem atual é feita com muito cuidado e preparada com ativos importantes, que trazem benefícios para a nossa pele. Hoje em dia, as maquiagens não são somente produtos para embelezamento, algumas também se tornaram Dermo Cosméticos, como o protetor solar com cor. Estes produtos, além de trazer um aspecto mais bonito à pele, agem como tratamento. Mesmo assim, é necessário a remoção total do produto.

Aqui na revista, eu já trouxe a vocês um artigo falando sobre a importância da remoção da maquiagem da pele todos os dias e o quanto foi prejudicial para a pele da modelo no estudo. Doenças como acne podem ser de fundo hormonal ou emocional, mas ocorre principalmente por bactérias, que podem estar relacionadas ao uso da maquiagem continuamente. Mas, a causa principal da acne é a falta de higienização da pele após o uso da maquiagem. Então, de certa forma, não é o uso da maquiagem que traz malefícios à pele, e sim, a falta de higienização.

Doenças oculares como blefarite, são consideradas crônicas. A falta de higienização no local pode ocasionar o acúmulo de resíduos, obstruindo os poros, causando mais gorduras que secam e entopem as glândulas palpebrais, criando uma condição favorável para o crescimento bacteriano. Por isso, não remover de forma correta a maquiagem dos olhos, pode ocasionar uma ativação em outras doenças oculares.

Outros sintomas também podem aparecer, como olhos lacrimejando, coceiras, irritações, olho seco e conjuntivite. Além disso, a falta de higienização completa, removendo todos os resíduos, também podem causar outras doenças.

 Dicas para usar os seus Cosméticos de forma segura:

* Não compartilhar nenhum item de maquiagem;

* Não use produtos que estão como provadores nas lojas, eles possuem uma grande quantidade de microorganismos que podem causar doenças graves na pele e olhos;

* Verifique o prazo de validade dos seus Cosméticos;

*Não armazene maquiagem no banheiro, local com maior índice de contaminação por micro-organismos;

* Evite inserir a mão em cremes, prefira usar uma espátula.

Como retirar a maquiagem dos olhos

 Use um demaquilante bifásico para a retirada de maquiagem na área dos olhos. Nessa região, os produtos normalmente são resistentes ou a prova d’água, por isso é necessário que seja um demaquilante próprio para essa ação.

Use sabão neutro na região dos olhos, pois é uma região mais sensível. Alguns oftalmologistas indicam o uso do xampu infantil neutro, já tradicional para esta finalidade.

Após o sabonete, eu gosto muito de usar a água micelar para remoção total dos resíduos e obstrução dos poros, fazendo com que qualquer impureza seja removida. Normalmente, eu retiro o excesso com a água, trazendo uma sensação de conforto e limpeza. Em seguida, eu hidrato meu rosto e, pronto! Pele limpa, protegida e hidratada para uma boa noite de sono reparador.

 As células agradecem, viu?

Mical Pereira

Mical Pereira

Maquiadora visagista em São Vicente-SP. Especialista em olhares pela escola Caroline Danille Academy e designer de sobrancelhas. Atualmente trabalha como instrutora de automaquiagem resgatando a autoestima e segurança da mulher, realçando sua beleza natural com maquiagem personalizada.

Deixe um comentário