Deus corrige a quem ama

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Eu repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.” (Apocalipse 3,19)

Consideremos as seguintes situações: quando alguém se acidenta, é preciso tratar as partes do corpo que estão feridas, certo? O mesmo princípio se aplica às feridas e às deficiências espirituais. Quando nosso espírito está ferido pelo pecado, enganos, pensamentos errados ou algo do gênero, precisamos aplicar a Palavra de Deus (a Palavra da Cura), sobre aquilo que está errado. E o mais curioso nesse processo é que, por causa da inclinação humana à rebeldia, temos a tendência de resistir à Palavra de Deus exatamente nos pontos onde mais precisamos. Uma pessoa rebelde vai desprezar no seu interior os textos da Palavra de Deus que exigem submissão. Já as pessoas que amam o dinheiro, rejeitam as proibições de Deus com relação a querer mais e mais. Os orgulhosos resistem às exortações à humildade. Os impacientes ironizam os textos nos quais Deus exige paciência. E assim por diante.

O fato é que a muitos deprezam e ignoram a Palavra que pode libertá-los. E, assim, o mal vai se agravando mais e mais. É por isso que o autor aos Hebreus escreveu: “Tenham cuidado! Não rejeitem Aquele que fala.” (Hebreus 12, 25). Ou seja, precisamos ouvir a palavra de correção, quer gostemos dela ou não. Ele também escreveu: “Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.” (Hebreus 12, 8). O filho ilegítimo está sempre discordando do diagnóstico que Deus faz do seu pecado, não reconhecendo a verdadeira condição do seu coração. Já o filho legítimo, não. Ele aceita a avaliação divina sobre suas motivações erradas e faz as modificações que são necessárias em sua vida. Se somos filhas de Deus, devemos aceitar sua correção, confessar nossas falhas e submeter-nos à correção divina, aceitando–a com alegria, para que aquele erro específico seja corrigido e haja uma nova forma de agir, de acordo com a Palavra de Deus.

Agora deixe-me perguntar: há algum texto na Palavra de Deus que a deixa incomodada toda vez que você o lê ou ouve um sermão sobre ele? Esse texto confronta você? Se sua resposta for “sim”, provavelmente existe um ponto sensível em sua alma que corresponde exatamente à mensagem desse texto e que você precisa entregar a Deus. Humilhe-se e aceite a misericordiosa correção divina. Em 1 Tessalonicenses 4, 8, há: “Aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.”. Portanto, renda-se a Deus. Receba interiormente essa verdade que você vem evitando e desprezando há tanto tempo. Deixe que Deus cure seus pontos sensíveis para que você possa falar como o salmista: “Antes de ser corrigido, eu andava errado, mas agora obedeço à Tua Palavra.” (Salmos 119, 67).

Elza Mouraria

Elza Mouraria

Elza Mouraria é graduada em Teologia e Pedagogia, com várias especializações nessas áreas. É missionária da WEC Brasil, servindo no Mission Training College (MTC Brasil), docente na área teológica desde 1991. É capelã prisional e palestrante. Descomplica a Bíblia através do Canal Bem Dito. É casada com o pr. Valter Reis e mãe de duas filhas. Instagram: @elza_mouraria I youtube.com/elzamouraria

Deixe um comentário