Enfrentando dias difíceis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diante dos problemas da vida temos a tendência de questionar: “O que eu fiz para merecer isso?” ou “Por que tudo pra mim é tão difícil?”. Contudo, se pararmos para analisar, veremos que as tristezas e as dificuldades fazem parte da vida de todo ser humano, assim como os momentos agradáveis e felizes. 

O problema é que temos a tendência de superestimar os maus momentos, dando importância demais aos pequenos aborrecimentos. Muitas vezes até “fazendo tempestade em um copo d’água”. Precisamos exercitar nossa mente para lidar com os problemas e dificuldades da vida, de tal forma que os usemos para crescer e não para deprimir. Afinal, os desafios são uma realidade e surgem diante de nós todos os dias.

Jesus ilustrou essa questão em Mateus 7, 24-27, comparando nossa vida a uma casa, que pode ser construída na areia ou na rocha. Segundo ele, ambas as casas passam pelos mesmos processos (chuva, transbordar de rios e os ventos fortes). Se ela vai permanecer de pé ou não depois das tempestades, depende do seu alicerce. As crises e dificuldades revelam onde está construída a nossa “casa espiritual”: se está na areia (seguindo os próprios pensamentos) ou se está na rocha (Jesus Cristo). Se aproveitarmos os momentos de “tempestades da vida” para exercitar nossa confiança e fé em Jesus, jamais seremos abalados e temos a certeza de que seremos “mais que vencedores” (Romanos 8, 37).

Amiga, Deus conhece seus sentimentos, suas fragilidades, sua ansiedade e seu temor. Ele apenas espera que você descanse, confie, alegre-se Nele e creia em Suas promessas. Deus não é homem para mentir (Números 23, 19). O que Ele promete, Ele cumpre. Por isso Ele é digno de toda nossa confiança e fé. É através da maneira como você reage às dificuldades da vida, que ficará visível o seu caráter de filha de Deus. E como filhas de Deus, aproveitamos os momentos de crise para aproximar-nos ainda mais do nosso verdadeiro Pai, tornando-nos, assim, cada vez mais parecidas com Ele em nossas reações e em nossas atitudes. 

Por isso, olhando para as dificuldades que você está enfrentando nesta semana, responda: Como você tem enfrentado os dias difíceis: como vencida ou como vencedora? Deus deseja fazer de você uma vencedora. Para isso, aceite a ajuda do Pai, não apenas durante as crises, mas também nos tempos de bonança. A companhia do Pai Celestial é muito importante para que nós não nos desviemos da rota da felicidade que Ele traçou para nós. 

E lembre-se: sem Cristo, você tem apenas momentos de felicidade e uma vida de tristeza. Mas, com Cristo, você tem, sim, momentos de tristeza, mas uma vida eterna de felicidade!

Elza Mouraria

Elza Mouraria

Elza Mouraria é graduada em Teologia e Pedagogia, com várias especializações nessas áreas. É missionária da WEC Brasil, servindo no Mission Training College (MTC Brasil), docente na área teológica desde 1991. É capelã prisional e palestrante. Descomplica a Bíblia através do Canal Bem Dito. É casada com o pr. Valter Reis e mãe de duas filhas. Instagram: @elza_mouraria I youtube.com/elzamouraria

Deixe um comentário