Esforço e ânimo são duas coisas distintas. Muitas vezes até nos esforçamos, porque a situação na qual estamos passando nos exige, porém o ânimo se esconde e o que aparece é o desânimo.
Josué 1:9 diz: “Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo.”.
Josué estava enfrentado uma grande perda nesse período. Seu pai e mentor na fé, o grande Moisés, tinha acabado de falecer, e todo o trabalho que ficou inacabado passou para Josué, e com isso ele teve medo.
Todo ser humano passa no decorrer da vida por momentos em que sente medo, fica desanimado. Isso é normal. O que não pode acontecer é retroceder, ou mesmo parar achando que o mundo acabou. Saiba que em nossa vida só quem pode colocar um ponto final é Deus. Nós só podemos colocar vírgulas, pois a história quem conclui é Ele, que sabe o propósito certo para o qual fomos criados.
Ser forte não significa ser invencível. Ser forte muitas vezes é saber que somos limitados, e que da fraqueza são extraídas fortalezas.
Geralmente só mudamos de nível quando nos deparamos com nossas fraquezas e reconhecemos que, se do céu não vir o socorro, não saímos do lugar. Só se tem coragem quando descobrimos quem nos segura quando estamos prestes a cair, como uma criança que se lança no colo do pai.
Hoje convido você a refletir. Aquele que chama a ser forte e corajoso é o mesmo que está em todo tempo, tem sustentado você. Confie, Ele garante que você chegará em segurança. Aprecie a viagem, pois Deus está com você!
Deus a abençoe!