Você já reparou na reação dos motoristas diante de uma placa de “Pare”?
Geralmente eles aproximam-se, diminuem a velocidade, dão uma olhadinha para os lados e vão em frente. Esse comportamento tão básico no trânsito, se não observado, pode levar à reprovação um candidato à carteira de motorista.
Certa vez li a respeito de vândalos que, por não terem o que fazer, arrancaram as placas de “Pare” de alguns cruzamentos da cidade onde moravam. O resultado foi a morte de três outros rapazes por falta da sinalização, e houve a condenação dos adolescentes vândalos a quinze anos de prisão cada um. Três vidas destruídas por falta de aviso e outras vidas (no caso dos jovens condenados) arruinadas por considerarem desnecessário um aviso tão sério.
De fato, essa advertência (“Pare”) é muito importante, mesmo fora do trânsito. Talvez, hoje, Deus esteja dizendo para você um “Pare” através das palavras do profeta Isaías 55.7: “Que o ímpio abandone o seu caminho (PARE!); e o homem mau, os seus pensamentos (PARE!). Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão.”.
Deus conhece os seus segredos mais ocultos, seu estilo de vida e até a sua resistência em mudar o seu jeito de viver que tem lhe prejudicado. Mesmo assim, Ele continuamente empenha-se para que você não seja destruída por uma atitude errada e insensata. Reconheça que sua consciência tem sido testemunha de que Deus tem chamado sua atenção. Se você quer romper com tudo isso, se você confia em Deus, se você espera que Ele a ajude a mudar, isso é muito bom e com certeza Ele a ajudará. Contudo, preste atenção: Deus não fará nada que substitua seu próprio esforço; pelo contrário, Ele libera o Seu poder para você na medida em que suas forças acabam. E isso é maravilhoso!
Quem conta com o poder de Deus tem suas forças renovadas, consegue ir além das suas próprias limitações e ainda recebe “de brinde” o antídoto contra o desânimo, para poder seguir em frente. É através do poder do Espírito de Deus que você abandona um hábito ou rompe um relacionamento ilícito, e encontra condições para não voltar atrás.
Então: Pare! Avalie sua maneira de pensar. Pare! Afaste-se dessa pessoa que está conduzindo você à morte. Pare antes que ninguém mais possa fazer algo para lhe ajudar. Pare de tampar os ouvidos e fechar o coração para a voz de Deus. Ao invés disso, ouça a voz de Deus e SIGA FELIZ!