Você é do tipo que se ofende facilmente? Que permite que a opinião dos outros tenha grande influência sobre você? Saiba que nós não podemos controlar o que os outros dizem ou pensam sobre nós, mas podemos controlar como reagimos. Se você crer que a opinião de Deus sobre você é a única que importa, você será capaz de reagir às situações que a ofendem de forma apropriada e até bíblica, em vez de reagir com suas emoções. Lembre-se: a ofensa não é tanto sobre como você se sente, mas muito mais sobre como você reage.
Geralmente, a pessoa que ofende está passando por um mal momento, ou está com problemas. Em sua mente, tente dar uma explicação ou entender o porquê a pessoa a ofendeu. Talvez ela precise de ajuda ou apoio. Você não vai se sentir tão incomodada por palavras ou atitudes desagradáveis se encontrar uma razão para o comportamento da pessoa que lhe ofendeu.
PARE E PENSE: Vale a pena ficar ofendida? Vale a pena deixar que, entre quase oito bilhões de pessoas no planeta, apenas uma pessoa roube a sua paz e a faça pensar sem parar em uma ofensa, muitas vezes sem sentido? Seguir a dica de Jesus pode dar a você uma nova forma de lidar com as ofensas de agora em diante: Se o seu irmão PECAR CONTRA VOCÊ, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mateus 18:15
Você não precisa sofrer insultos calada ou fingir que está tudo bem. Às vezes, uma pergunta direta e tranquila a quem lhe ofendeu sobre a razão do seu comportamento ajuda a colocá-lo no seu devido lugar. Diante desse confronto amigável, é provável que ele(a) não consiga responder e simplesmente, saia de cena!
@elza_mouraria / youtube.com/elzamouraria