Dúvidas frequentes de amigos, familiares e pacientes, além da popularização dessa técnica, despertou-me a vontade de discutir um pouco sobre as Lentes de Contato Dentais. As mídias sociais e a internet estão, atualmente, recheadas de informações sobre esse procedimento estético famoso na odontologia. Mas, afinal, o que são as Lentes de Contato?
As Lentes de Contato são finas camadas de cerâmica que cobrem a parte externa da superfície dental, corrigindo imperfeições como desvios dentários, e que possuem a capacidade de harmonizar o sorriso do paciente. Essas estruturas finas, podem ser aplicadas em apenas um elemento ou em vários dentes (normalmente os anteriores).
Como todo procedimento odontológico possui indicações, com essa técnica estética não seria diferente. A aplicabilidade do procedimento irá depender da avaliação e planejamento minucioso do Cirurgião Dentista em consenso com seu paciente.
De modo geral, as Lentes estão indicadas em situações específicas, como: Excessivos espaços entre os dentes (os famosos diastemas), dentição considerada pequena na fase adulta, dentes danificados por lesão cariosa ou algum tipo de trauma, ou uma alteração de cor que seja relevante no sorriso.
Porém, nem sempre os pacientes que procuram pelo tratamento com lentes conseguem realizá-lo, isso por serem consideradas as contraindicações que esse procedimento apresenta. Dito isso, é importante ressaltar quais são essas contraindicações: Dentes avaliados pelo Dentista como frágeis, dentes que apresentam mobilidade (grande probabilidade de cair), má oclusão (disfunção entre as arcadas dentárias), sobreposição de mordida e alguns problemas como desgaste dentário provocado, por exemplo, pelo excesso de força na escovação.
Hoje, com a odontologia avançada conseguimos outros métodos de harmonizar o sorriso, como as facetas cerâmicas. Vale lembrar que as lentes de contato são diferentes do que chamamos de facetas. É preciso ter em mente que esses tratamentos dentários estéticos, sejam eles por facetas ou lentes, oferecem ao elemento dentário algum tipo de desgaste, e é isso que distingue essas opções de tratamento.
Nas lentes, a espessura do material é considerada mínima o que demanda menos desgaste dental quando comparado com as facetas cerâmicas que são materiais com espessura maior.
Dessa forma, é importante que você mantenha sempre a higiene e siga as orientações do profissional, além de visitar consultório odontológico regularmente. Isto ajudará você a conseguir prolongar a durabilidade das peças dentais.
Agora que você já sabe um pouco melhor sobre as Lentes de Contato, suas aplicações, distinções e contra indicações, você poderá ajudar, assim como eu, colegas e familiares a compreender melhor esse tema.
Sorria e seja Feliz!