Talvez você não saiba o que significa, mas pode estar sendo vítima de gaslighting.
GASLIGHTING, é uma forma de abuso psicológico, em que informações são omitidas, distorcidas ou inventadas para fazer a vítima duvidar dos seus sentimentos, suas percepções e, em alguns casos, de sua sanidade mental.
O termo usado é devido a um filme americano de 1944 de nome “Gaslighting” e no roteiro o homem usa de várias táticas para abalar e confundir a esposa para ela pensar que está enlouquecendo. Entre essas táticas, ele apaga e acende a luz da casa, e quando ela fala que a luz está apagando/acendendo ele diz que é coisa da cabeça dela, induzindo-a à dúvida e à certeza de sua “loucura”.
Em suma, gaslighting é um tipo de abuso psicológico, através da manipulação, com intuito de acabar com a autoestima e saúde mental da vítima indefesa. Essa forma de manipulação é muito comum quando o parceiro quer criar medo e insegurança no outro, fazendo a vítima acreditar que ela é a responsável pelos conflitos e problemas no relacionamento.
Um exemplo muito comum é quando há uma suspeita de traição e o homem acusa a mulher de estar ficando louca, perturbada e imaginando coisas. Ele manipula tão bem que a mulher se convence que está exagerando mesmo e começa a acreditar mais no outro do que em si mesma!
Quando o parceiro percebe que está conseguindo realizar a sua manipulação essa prática abusiva começa a ficar mais frequente, desestabilizando a vítima, minando a autoestima e amor próprio, tornando-a prisioneira do relacionamento abusivo.
Frases como: “Se tu separar de mim, ninguém vai te querer gorda e com filho”, “Tu nunca vai arrumar um homem igual a mim”, ”Você entende tudo errado”, “A culpa é sua” e outras tantas, são ditas para desmerecer a vítima e são constantemente usadas para manter a parceira presa ao julgamento do agressor, de modo que ela não consegue mais tomar nenhuma atitude sem a aprovação do parceiro, ficando refém das opiniões dele.
Esse tipo de abuso psicológico começa de maneira sutil, com pequenas acusações e manipulações para abalar a confiança do outro. Mas, dificilmente um manipulador consegue abalar uma pessoa assertiva e segura de si. Por isso, é muito importante estar atenta e neutralizar na primeira tentativa esse tipo de comportamento, além de confiar em seu posicionamento, não permitindo que o mentiroso desconverse e invente histórias para te fazerem desacreditar da realidade fática.
Para você entender melhor sobre esse tipo de manipulação, assista o filme “À Meia-Luz” disponível no Youtube. Esse filme já denunciava o abuso psicológico em 1940 e, infelizmente, até hoje continua sendo uma prática recorrente nos relacionamentos abusivos, trazendo sérios danos a saúde mental da vítima como o esgotamento psicológico e também depressão.
Se você identificou esse tipo de abuso no seu relacionamento, conte com a ajuda da família, amigos, e também com ajuda profissional, pois a terapia de casal é muito importante para romper com todos os tipos de abusos!
Se você deseja saber mais sobre esse assunto, deixe nos comentários e me siga no instagram @vania.pinheiro.adv.
This Post Has One Comment
Perfeita reflexão.