Hoje vamos abordar um tema conhecido na área odontológica e que é de grande procura pelos pacientes: o clareamento dental.
É certo que a sociedade atual impõe padrões de beleza que geram efeitos na autoestima, como foi exposto no tema do penúltimo artigo. A mudança de cor dos elementos dentários é considerada um fator que pode ser alvo dessa condição. Um sorriso harmônico é algo atrativo, composto por dentes cada vez mais brancos e bem posicionados, sendo o clareamento dental o procedimento que pode ajudar os dentes a chegarem em uma coloração considerada ideal para o paciente.
Existem basicamente duas técnicas utilizadas para realizar o branqueamento dos elementos dentários: a caseira e a de consultório. Irei expor algumas diferenças entre elas, no intuito de que se possa melhor entender os procedimentos:
– Técnica caseira: Como o nome já diz, o paciente pode realizar o procedimento em sua casa, seguindo as orientações recebidas pelo dentista. A técnica consiste em confecção de moldeiras que encaixam nas arcadas dentárias. E nessas placas é aplicado o gel que, ao entrar em contato com os dentes, por um determinado tempo, gera a ação clareadora. O gel utilizado para essa técnica é fornecido no mercado em três concentrações diferentes. A concentração ideal será avaliada pelo profissional, mediante a anamnese do paciente. O efeito branqueador dos dentes é considerado mais duradouro nessa técnica, pois o tratamento é realizado em um período mais longo.
– Técnica de consultório: É realizada no consultório odontológico, normalmente entre três a quatro sessões de quarenta e cinco minutos, com intervalos entre as sessões podendo variar entre sete a quinze dias. O gel utilizado nessa técnica é mais concentrado e é aplicado diretamente na superfície dentária. Sua ação é dada por um determinado tempo, que é controlado pelo dentista. Tal técnica permite observar resultados imediatos logo na primeira sessão.
Agora vem a dúvida: Qual técnica é melhor? A técnica ideal será decidida em consenso entre o paciente e seu cirurgião dentista, avaliando vários aspectos, tais como sensibilidade, coloração dos elementos dentários, preço. Todavia, cabe ressaltar que, antes de qualquer procedimento clareador, é essencial que o paciente seja submetido a uma avaliação clínica, assegurando que este está com sua saúde bucal em dia, ou seja, livre de lesões cariosas, gengivite, placa bacteriana. Afinal, o clareamento dental é considerado um procedimento estético, e se faz necessário, antes de cuidar da estética, dar atenção à saúde em primeiro lugar.