Porque minha gengiva sangra?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Dentre os atendimentos que realizo, a procura dos pacientes para assistência odontológica com a queixa de sangramento gengival é considerada grande, e em geral está associado a outros problemas bucais. Muitas vezes não é necessária intervenção maior, como o reparo de lesão cariosa extensa ou extração. Isto porque, em geral, o sangramento gengival decorre de outros fatores.

O sangramento gengival, ao mesmo tempo em que é comum perceber na maioria dos pacientes, não é algo dentro da normalidade em termos de saúde bucal. 

Uma de suas causas é a incorreta higienização dos elementos dentários. Quando nos alimentamos, naturalmente restos de alimentos ficam retidos entre os dentes e, se não houver a remoção adequada desses resíduos e a higienização correta dessas áreas interdentais, a formação da placa bacteriana torna-se presente e, por consequência, a inflamação gengival leva ao sangramento, gerando outros incômodos também, como, por exemplo, o mau hálito. Outras causas associadas ao sangramento na gengiva, são: Alterações hormonais durante a gravidez, tabagismo, diabetes – mas todas podem ou não estar relacionas à falta de higiene.

O sangramento gengival, então, nada mais é que uma inflamação na gengiva, que também pode ser nomeada por “gengivite” e que pode acometer apenas uma região dentária (1 ou 2 dentes), como também ser generalizada acometendo toda arcada dentária. 

Afinal, como realizar a correta higienização para prevenir esse problema?

A higienização deve ser realizada através da escovação dentária de no mínimo três vezes ao dia, após as principais refeições, de forma leve, utilizando uma escova com cerdas macias ou extra macias, realizando movimentos circulares a cada dois dentes, de modo que o processo de escovação dure em torno de 2 minutos. 

Após a escovação, é necessária a utilização do fio dental, para higienizar regiões interdentais, o qual se torna importante para a remoção de placas dentro da gengiva, impedindo assim que essa região gere uma inflamação e consequentemente leve ao sangramento. 

Esse hábito de escovação, seguido da utilização do fio dental, deve ser mantido constantemente para evitar tanto o sangramento gengival, como também outras doenças que podem prejudicar os dentes e a gengiva, a exemplo da doença periodontal, que envolve perdas ósseas severas, e que se não tratada, pode levar à perda dentária.

E você, já fez a higienização de seus dentes hoje?

Maria Eduarda H Lopes Karkle

Maria Eduarda H Lopes Karkle

29 anos, Cirurgiã Dentista. Amo exercer a Odontologia e através dela ter a oportunidade de transformar vidas. Sou Cristã, filha, esposa e mãe do Gael.

Deixe um comentário