No Brasil 50 à 65% das crianças tem dieta de baixa qualidade, esses índices são altíssimos e geram preocupações na saúde pública. Um dos aspectos que mais influenciam na alimentação dos filhos, é o comportamento alimentar dos pais, amigos e familiares que cercam aquela criança.
Como as crianças ainda estão em crescimento e desenvolvimento é muito importante garantir uma alimentação saudável e variada, isso para que sua saúde não seja prejudicada a curto e longo prazo.
O comportamento alimentar é representado por todas as formas de convívio com o alimento, como:
- O ambiente da alimentação,
- A forma e o tempo com que se alimenta;
- Os motivos pelos quais as pessoas comem.
Tem-se percebido uma rápida mudança no comportamento alimentar das crianças, com a piora da qualidade da dieta infantil, representada por diminuição no consumo de frutas, legumes e fibras e aumento no consumo de alimentos processados ricos em açúcar, gordura saturada e sódio.
Então, como incentivar práticas saudáveis aos filhos? Siga estas dicas:
- Os pais devem consumir alimentos saudáveis em frente ou junto aos filhos;
- Ensine sobre os benefícios e sabores dos alimentos;
- Inclua nas brincadeiras e atividades do dia alimentos naturais e saudáveis;
- Tenha hábitos saudáveis fora de casa, faça piqueniques com frutas. Para isso, você pode ter sempre uma mochila térmica com frutas e biscoitos saudáveis, assim não precisará sempre oferecer um produto com baixa qualidade;
- Incentive às crianças a conhecerem os alimentos e auxiliar na cozinha quando a idade permitir (oficina de culinária, cozinhe com seu filho e outras atividades);
- Aumente a exposição dos alimentos saudáveis;
- Estabeleça uma rotina diária de atividades físicas e de alimentação com horários fixos e saudáveis (desjejum, almoço, lanche e janta);
- Faça trocas saudáveis, como a troca de um picolé industrializado por um picolé caseiro de frutas. É simples e de fácil preparação!
Para preparar um picolé de frutas para o seu filho você precisar de:
- 1 manga e 1 banana
- 150ml de água ou iogurte natural.
Pra preparar, basta bater tudo no liquidificador até virar uma mistura homogênea e depois coloque em forminhas de picolé e leve ao congelador.
E acima de tudo, lembre-se que as crianças aprendem muito pelo exemplo, então mostre a elas como deve ser uma boa alimentação. Com essas práticas as crianças tendem a ter um consumo aumentado de alimentos saudáveis, como frutas e verduras.
Carozzo NPP, Oliveira JHA. Práticas alimentares parentais: a percepção de crianças acerca das estratégias educativas utilizadas no condicionamento do comportamento alimentar. Psic Rev São Paulo. 2017;26(1):187-209.
Rossi A, Moreira EAM, Rauen MS. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev. Nutr., Campinas. 2008;21(6):739-748.