A busca frenética por aprovação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Acaso eu busco agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens?” Gálatas 1:10

Este questionamento de Paulo é muito atual. Num mundo de futilidades, inversão de valores, egocentrismo, narcisismo e outros adjetivos semelhantes, a busca por aprovação humana em todas as áreas tornou-se uma das primeiras necessidades para muitas mulheres. Basta abrir as redes sociais para que encontremos inúmeras mulheres postando suas fotos das mais variadas formas e poses, tentando atrair o maior número de likes e seguidores possível. Essa é uma das provas mais evidentes de que a busca por aprovação dos homens (às vezes literalmente) está cada vez mais em alta na nossa sociedade. Sem mencionar a busca pelo corpo perfeito, pela beleza impecável e o medo (quem sabe o pavor) de envelhecer, sempre visando o que os outros vão pensar ou comentar.

Está na hora de abrirmos nossos olhos para essa triste realidade e estabelecermos as prioridades. Precisamos assimilar as palavras da mãe do rei Lemuel, muito bem colocadas em Provérbios 31.30: A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Não é necessário abrir mão do autocuidado. É preciso, sim, empenhar-se em buscar a aprovação de Deus em todas as áreas da nossa vida. Agradá-lo deve ser nosso principal objetivo de vida.

Muito do ensino de Jesus sobre o negar-se a si mesmo e segui-lo está centrado nisso (Mateus 5-7). O nosso Pai Celestial espera ver o que fazemos em segredo, ao morrermos para a parte de nós que espera a aprovação humana. Em nossos dias, essa outra “pandemia” tem se espalhando em nosso mundo (até mesmo entre os cristãos). Mas Deus deseja que vivamos apenas para agradar a ele, trocando o louvor do homem pelo louvor de Deus (João 12.42,43). A aprovação dos homens é efêmera; ou seja, dura até que surja algo melhor do que apresentamos. Já a aprovação de Deus é eterna; nos abençoa nesta vida e além dela. Faça um autoexame e identifique suas reais intenções. Até que ponto a aprovação humana e relevante em sua vida? O que você está disposta a fazer para receber a aprovação humana? O quanto você se importa com a aprovação de Deus? O que você está disposta a renunciar para agradar a Deus?

Estas e outras perguntas semelhantes devem permear a nossa vida diária, para que não nos percamos com a massa de mulheres que vivem em função da aprovação humana. Como diziam nossas mães: “Nós não somos todo mundo!” Precisamos entender que somos mulheres únicas, filhas amadas do Pai. É adorável e justo ter em mente o prazer de Deus quando, porque somos salvas e aceitas por ele, procuramos agradá-lo. “O que Deus quer de mim?” é uma boa pergunta para se fazer várias vezes por dia.

A maioria das pessoas neste mundo está em busca do autoconhecimento; ou seja, não são firmes no que crê, não têm opiniões próprias e, às vezes, nem desejo próprio. Muito do seu estilo de vida vem das opiniões e influência de outras pessoas. Mas quem procura agradar a Deus é chamado a ter suas convicções baseadas na Palavra de Deus. Embora ame os outros, não se importa com o que os outros pensam dela, exceto quando alguém que tem a verdadeira sabedoria apresenta à sua consciência a verdade para que seja considerada (2 Coríntios 4.2). Viver para agradar às pessoas é uma tortura; mas viver para agradar a Deus é algo libertador! 

Qualquer coisa feita buscando a aprovação humana não é feita em serviço a Cristo. Mesmo sendo um serviço de ajuda ao próximo, para o qual somos chamados, não pode ser considerado amor ao próximo se for feito para obter aprovação humana ou para chamar a atenção das pessoas para si própria.

Pense nisso!

Elza Mouraria

Elza Mouraria

Elza Mouraria é graduada em Teologia e Pedagogia, com várias especializações nessas áreas. É missionária da WEC Brasil, servindo no Mission Training College (MTC Brasil), docente na área teológica desde 1991. É capelã prisional e palestrante. Descomplica a Bíblia através do Canal Bem Dito. É casada com o pr. Valter Reis e mãe de duas filhas. Instagram: @elza_mouraria I youtube.com/elzamouraria

This Post Has 2 Comments

  1. Avatar

    A Revista está linda!
    Muito relevante ter essa materia.

    E essa visão e mentalidade de Provérbios 31:30 e que nem todas as mulheres conhecem torna fundamental e bem atual.

    Estou com um Projeto Fotográfico que pretendo colocar em prática um dia.

    Sobre a mulher fragilizada e autêntica, se revelar, reconhecer sua beleza natural e principalmente a interior. Reconhecer que formada por Deus.
    Se mostrar sem segundas intenções, apenas resgatando a autoestima em um mundo totalmente fake e superficial.
    Parabéns!
    Amei a Revista e Edição.

  2. Avatar
    Andréa Carneiro

    Que benção e que presente lindo, rico em informações essenciais para uma vida com Deus. Simplesmente amei …

Deixe um comentário