Um dos sintomas mais comuns nos tempos modernos tem sido a ansiedade, muito relacionada ao estilo de vida corrido e atual. Essa condição vem apresentando alta prevalência e necessita de tratamento individual e adequado. No Brasil, os transtornos ansiosos encontram-se entre os mais prevalentes diagnósticos psiquiátricos, sendo as mulheres mais afetadas que os homens.
A alimentação adequada, juntamente com a fitoterapia pode auxiliar no tratamento da ansiedade atuando juntos na modulação do humor e melhora do funcionamento cerebral de forma geral.
Segundo a ANVISA, a planta medicinal é toda planta ou partes da mesma que contenham as substâncias responsáveis pela ação terapêutica. Fisiologicamente, a diminuição da serotonina e o aumento do cortisol são gatilhos para o aumento da ansiedade, depressão e estresse. Sabe-se que a alimentação e o estilo de vida são capazes de diminuir os quadros de ansiedade.
O excesso de açúcar, gordura saturada, trans e ácidos como os contidos em refrigerantes, frituras, temperos prontos, bolachas recheadas, salsichas, embutidos, alimentos prontos e fast foods, podem piorar o quadro. Em contrapartida, uma alimentação rica em fibras(linhaça, gergelim, aveia), peixes de águas profundas – ricos em ômega 3, frutas e hortaliças, podem promover melhora dos sintomas.
A camomila((Matricaria chamomilla L.) teve seus primeiros fins descobertos pelos egípcios, gregos e romanos, é uma planta que possui propriedades nutricionais que são benéficas ao organismo promovendo bem estar e saúde, uma dessas características é seu efeito ansiolítico.
Alguns estudos têm avaliado os efeitos do extrato de camomila em adultos com transtorno de ansiedade generalizada ( TAG) e com ou sem depressão. Os resultados mostraram efeitos ansiolíticos, redução de sintomas básicos e tendência de redução nos sintomas de depressão nos indivíduos com depressão comórbida.
Para cada indivíduo uma planta E /OU quantidade pode ser mais interessante que a outra. Nesse sentido, consultar um especialista que levará em conta sua individualidade bioquímica para a prescrição fitoterápica/ nutricional é importantíssimo.
Referência:
Mariana Matos Bortoluzzi et al. Efeito fitoterápico de plantas medicinais sobre a ansiedade: uma breve revisão. Research, Society and Development, v. 9, n.1, e02911504, 2020
Amsterdam, J.D. et al. J Altern Complement Med; 26(9):813-819, 2020.