“Você é toda linda , minha querida; em você não há defeito algum “.
Cânticos 4:7
Beleza e cultura
A beleza sempre foi um tema muito estudado desde os tempos antigos. Na bíblia, vimos em diversos momentos relatos sobre a beleza da mulher, seus cuidados com o corpo. Temos como exemplo a rainha Ester.
Desde a Grécia antiga, estudos falam sobre a beleza, que também já foi vista como sinônimo de bondade.
Em cada período e cultura, o belo tem suas peculiaridades.
Na França, as mulheres prezam por uma maquiagem leve, e a maior preocupação é com o bem estar da pele. Procuram naturalidade em produtos que forneçam multibeneficios.
Em Mianmar, país asiático, as mulheres costumam alongar o pescoço com argolas, isso é sinônimo de beleza em sua cultura. Esse ritual começa a partir dos 5 anos de idade. Atualmente, esse costume está caindo em desuso .
O Brasil é um país rico em miscigenação, isso traz a beleza com vários perfis culturais e é uma mistura linda. Maquiagens mais marcantes, pele bronzeada é o ponto alto da beleza por aqui.
Percebe que em cada cultura, a beleza é relativa? Vai além de uma imagem padronizada, tem haver com particularidade, temperamento, harmonia, simetria e equilíbrio.
Porém, é necessário a compreensão de que, apesar de relativa, a beleza é importante. Mesmo que não seja necessário seguir uma modinha ou padrão, o que mostramos por fora é um reflexo do que somos por dentro.
“O coração alegre aformoseia o rosto”.
Provérbios 15:13
Quando tratamos o interior, refletimos no espelho o verdadeiro desejo de imagem. Usamos então as ferramentas da moda e atualidades, para simplesmente realçar no exterior o que já vive no interior.
Nossos olhos são captadores de informações, que só se tornam imagens, após um longo caminho até o cérebro, especificamente no córtex cerebral. Depois disso caminham por outras partes do cérebro que estimulam a tomada de decisão e a emoção.
Isso tudo acontece em 300 milissegundos. Não é demais?
Qual o sentimento que você tem ao ver um filme triste?
É uma comédia?
Isso também acontece com a nossa imagem no espelho. O que você reflete ali é o que seu cérebro interpreta como real, buscando relação com momentos já vividos.
Pense em uma pessoa que está passando um momento de angústia de alma muito intenso, qual a imagem que ela reflete no espelho? O que o cérebro irá entender com isso ?
Provavelmente, trará emoções e lembranças não muito boas, não é mesmo?
Quando essa mesma pessoa consegue reagir sobre as suas emoções, mudar o foco do problema, e tem uma postura positiva, suas ações vão mudando lentamente. O cérebro passa a entender de forma diferente. emoções vão se tornando mais leves e agradáveis.
Cuidar de você não é vaidade, entende? É amor, carinho, zelo com o que o Senhor lhe deu. Como poderei amar o meu próximo se não amar a mim mesma?
Pense: “Eu também sou importante.”