Amigas e Vizinhas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 …reúne suas amigas e vizinhas e diz: Alegrem-se comigo… – Lucas 15.9

Uma das coisas que gosto nesta passagem é o bom relacionamento que esta mulher tinha com suas amigas e vizinhas. Ela havia perdido uma de suas dracmas (perda irreparável para uma mulher naquela época) e isso lhe causou um grande transtorno. Depois de revirar a casa, varrer e procurar, ela a encontrou. Num ímpeto de grande alegria, ela reuniu suas amigas e vizinhas, dizendo: Alegrem-se comigo porque encontrei a minha moeda perdida.         

Já não se pode dizer o mesmo da mulher samaritana (João 4). Ela foi ao poço de Jacó, por volta de meio-dia, sob o sol escaldante, porque sabia que as outras mulheres não estariam ali, porque só vinham buscar água no final do dia quando o calor não era tão intenso. Aquela mulher, que já estava na sexta tentativa de um casamento feliz, encontrou-se com Jesus à beira do poço. E quando Ele revelou-se a ela como sendo o Messias, ela deixou seu cântaro junto à fonte e foi à cidade contar aos homens a grande novidade.  Concluímos que a mulher samaritana era uma mulher solitária, sem boas amigas e vizinhas.

É muito bom, e mesmo necessário, que tenhamos uma ou mais amigas com quem possamos contar nos mais diversos momentos da vida. Isso é saúde para nossa alma! A questão é para quais amigas e vizinhas vamos abrir o nosso coração e a nossa casa. Isso porque, boas amizades nos abençoam e más amizades acabam sendo uma maldição na caminhada da vida. 

Salomão nos adverte em Provérbios 13.20, que aquele que anda com os sábios, será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. O salmista nos ensina que algumas amizades precisam ser totalmente evitadas: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! (Salmos 1.1). Há ainda aquelas “amigas” que estão dispostas a nos apoiar até mesmo nas coisas erradas. Neste caso, é melhor ouvir a repreensão do sábio do que a canção dos tolos. (Eclesiastes 7.5). Mesmo entre os cristãos, é necessário evitar influências negativas. Paulo reforçou isso quando escreveu: Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Co 15.33).

As orientações bíblicas são valiosas para nos guiar em fazer e manter boas amizades. Devemos pedir a Deus sabedoria e discernimento para saber a quais amigas e vizinhas daremos permissão para entrar em nossas vidas, em nossas casas, e com quem compartilharemos as nossas alegrias e tristezas. 

Mas é preciso lembrar que, assim como procuramos ser criteriosas ao escolhermos boas amigas, devemos também ser boas amigas! A Bíblia nos fala sobre a nossa parte no cultivo de uma amizade fiel e verdadeira:

  • Precisamos estar presentes quando necessário – Melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. (Provérbios  27.10). 
  • Não devemos ser inconvenientes – Não faça visitas frequentes à casa do seu vizinho para que ele não se canse de você e passe a odiá-lo. (Provérbios 25.17)
  • Não devemos abandonar nem trair as nossas amigas – O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. (Provérbios 17.17) 

Portanto, selecione suas amizades. Cultive e conserve aquelas amizades antigas que têm se mostrado fieis ao longo dos anos. Faça novas amizades com quem valha a pena construir um relacionamento duradouro e abençoador.

Os anos vividos nos ensinam lições valiosas sobre amizade, as quais quero compartilhar  resumidamente,  para que você nunca se perca na estrada da vida entre as verdadeiras e falsas amigas e vizinhas

  • Tenha Jesus como seu Amigo de todas as horas. Ele não permitirá que você se engane;
  • Cultive a amizade com seu cônjuge. Quando seus filhos forem embora, ele será sua principal companhia;
  • Cultive a amizade (respeitosa) com seus filhos. Se você não o fizer agora, eles não voltarão mais tarde para desfrutar o prazer de sua amizade e companhia.
  • Não deixe que esfrie sua amizade com as mulheres de sua família (mãe, sogra, irmãs, cunhadas, tias, primas, sobrinhas). Elas são especiais pelo simples fato de fazerem parte do círculo de pessoas através das quais Deus vem escrevendo sua história.
  • Cultive amizades com mulheres que abençoem sua vida com sua presença, conselhos, conversas, companhia e parceria.
  • Cultive amizades com vizinhas que saibam relacionar-se com você, conhecendo os limites de não interferir na sua vida pessoal e de sua família.

Oro a Deus para que, por Cristocidência (e não coincidência) as pessoas certas cruzem seu caminho para serem bênção na sua vida; e que da mesma forma, você seja um canal de bênção na vida de todas as mulheres que tiverem a oportunidade de desfrutar de sua companhia! 

Elza Mouraria

Elza Mouraria

Elza Mouraria é graduada em Teologia e Pedagogia, com várias especializações nessas áreas. É missionária da WEC Brasil, servindo no Mission Training College (MTC Brasil), docente na área teológica desde 1991. É capelã prisional e palestrante. Descomplica a Bíblia através do Canal Bem Dito. É casada com o pr. Valter Reis e mãe de duas filhas. Instagram: @elza_mouraria I youtube.com/elzamouraria

Deixe um comentário